COMPARTILHAR

A Secretaria Municipal de Governo (SEGOV), em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT), promoveu um curso de Inteligência Artificial para os servidores do Paço Municipal, com o objetivo de aprimorar o atendimento à população com mais eficiência e celeridade.

A Inteligência Artificial, em sua essência, permite que os sistemas tomem decisões de forma independente, precisa e apoiada em dados digitais. Isso, numa visão otimista, amplia a capacidade de resolver problemas práticos, simular situações e pensar em respostas.

É a capacidade das máquinas de atuarem como seres humanos: aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações. Pensando nisso, a Prefeitura entende que não se pode deixar de lado o atendimento eficiente ao que mais importa: o cidadão goianiense.

A IA também apresenta desafios para a governança, como garantir a imparcialidade e evitar vieses nos algoritmos, a fim de obter decisões justas e não discriminatórias. Por isso, ainda depende do senso crítico humano.

O curso foi ministrado pela professora da PUC Goiás, palestrante em temáticas voltadas à Qualidade, Governança, Inteligência Artificial, Inovação e Privacidade de Dados, e Superintendente de Inovação e Transformação Digital da Prefeitura de Goiânia, Christianne Pimenta, que é uma especialista renomada na área.