A Prefeitura de Goiânia e o consórcio Brilha Goiânia iniciaram, nesta segunda-feira, 10, a troca da iluminação pública da cidade por lâmpadas de Led. A troca foi iniciada no Centro da capital, onde o prefeito Sandro Mabel (UB) participou da troca simbólica da primeira lâmpada em frente ao Teatro Goiânia.

“A cidade vai ficar linda, com muito mais segurança para quem vai para a escola à noite, volta da igreja ou desce do ônibus. Nenhum ponto ficará sem troca”, disse Mabel na ocasião. O prefeito também enfatizou que o consórcio tem até cinco dias para substituir qualquer lâmpada queimada.

A Região Central será a primeira a receber a nova iluminação, seguida pelas regiões Nordeste e Norte da capital. O contrato também prevê a instalação de 800 quilômetros de fibra ótica em Goiânia. “Isso permitirá a sincronização dos semáforos em diversas vias da cidade, melhorando o fluxo do trânsito”, continuou o prefeito.

Também serão instaladas 20 mil câmeras de segurança interligadas com as forças policiais.

A meta para os primeiros 100 dias é a substituição de 100 mil lâmpadas, sendo mil por dia. O programa, denominado ‘Brilha Goiânia’, faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) com investimento de R$ 1,4 bilhão ao longo de 25 anos. A modernização atingirá 140 mil pontos de iluminação até meados de setembro.

A iluminação deve garantir a redução de até 65% no consumo de energia, com economia de mais de R$ 40 milhões por ano. O projeto também prevê 300 novos pontos de iluminação em áreas estratégicas e um sistema de monitoramento remoto da rede.

O contrato foi homologado com aval do Tribunal de Contas do Município (TCM) e do Poder Judiciário. Além da instalação de lâmpadas LED, o projeto inclui uso de energia fotovoltaica e ampliação da rede de fibra ótica.

Leia também

“Modernização do Serra Dourada é o melhor presente”, afirma Daniel Vilela no aniversário de 50 anos do estádio