Prefeitura de Goiânia divulga cronograma de matrículas para 2022

O Cadastro Antecipado é a primeira etapa do processo de matrículas para o ano que vem. Nesta fase, que começa no dia 14 de dezembro, é obrigatório o uso do CPF das crianças

O cronograma de matrículas para escolas e Cmeis foi divulgado nesta quarta-feira, 8, pela Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME). Com a proximidade do encerramento do ano letivo, a primeira etapa desse processo ocorrerá a partir do dia 14 de dezembro, com a abertura do Cadastro Antecipado, que deverá ser feito exclusivamente no site da Educação, no ícone e-matrícula. Nesta fase, é obrigatório o uso do CPF das crianças e a orientação é de que os pais e responsáveis procurem as agências dos Correios, Caixa Econômica e do Banco do Brasil para emitir o documento.

Ainda nesta etapa, quem realizou o Cadastro Antecipado em anos anteriores deve atualizar os dados no portal e-matrícula. Os responsáveis devem informar também se as crianças estão incluídas nos grupos prioritários da secretaria de educação, que estão divididos, segundo a portaria número 434, de 26 de outubro deste ano, em “filhos de mães trabalhadoras” e “beneficiários de programas sociais do Governo Federal”. Para o próximo ano, 50% das vagas serão reservadas para os dois grupos prioritários e os outros 50% serão destinados para o público em geral.

Após o Cadastro Antecipado, se os interessados em vagas da Educação Infantil optarem pelo grupo de filhos de mães trabalhadoras, o sistema informará automaticamente sobre a necessidade de validação/confirmação dos dados em uma das cinco Coordenarias Regionais de Educação (CRE). Para que possam ser incluídas neste grupo prioritário, as mães devem comprovar vínculo formal de trabalho.

Ao finalizar o Cadastro Antecipado e comprovar, caso necessário, as informações presencialmente, os próximos passos são a pré-matrícula, exclusivamente pela internet, e a efetivação da matrícula. Para as escolas, essa etapa começa no dia 04 de janeiro. Já para os CMEIs e CEIs de convênio total, a pré-matrícula inicia no dia 11 de janeiro. Para efetivar a matrícula no CMEI/CEI, após a vaga disponibilizada, os pais ou responsáveis terão o mês de janeiro de 2022 para comparecer nas instituições apresentando seus próprios documentos pessoais e os das crianças.

Para celetistas, servidoras públicas e microempreendedoras individuais também é obrigatório a apresentação de documentos comprobatórios. No caso de trabalhadoras autônomas, é necessário comprovar a contribuição no regime geral de previdência social. Para os beneficiários do programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, caso o sistema não faça a validação automática, os responsáveis deverão confirmar os dados em uma das CREs entre os dias 14 de dezembro e 10 de janeiro.

O cronograma completo de matrículas na rede municipal de Educação de Goiânia pode também pode ser acessado no portal da pasta. Confira abaixo o endereço de todas as Coordenadorias Regionais de Educação para confirmação das informações cadastrais a partir do dia 14 de dezembro:

  • CRE Brasil de Ramos Caiado:

Telefone: 62 3558-5681 / 3558-5684  

Endereço: Rua Prof. Lázaro Costa, Q.167, Lt.10 – Cidade Jardim

  • CRE Central:

Telefone: 62 3524-1664 / 1729 / 1730  

Endereço: Rua 243, Q.77, Lts.26-29 – Leste Universitário

  • CRE Jarbas Jayme:

Telefone: 62 3524-1720 / 1722  

Endereço: R. C-75, QD. APM, Lt. APM  –  Setor Sudoeste

  • CRE Maria Helena Batista Bretas:

Telefone: 62 3524-2490 / 2491

Endereço: Av. Goiás Norte, Q. 68, Lt.01 – Setor Urias Magalhães

  • CRE Maria Thomé Neto:

Telefone: 62 3524-5622 / 2202 / 5636  

Endereço: R. C-165, Qd.588, Lt. APM – Nova Suíça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.