Prefeitura de Goiânia busca reverter crise na saúde com investimentos

Com obras adiantadas, o Hospital e Maternidade Oeste tem previsão de conclusão para outubro

Prefeito Iris Rezende e secretária Fátima Mrué buscam amenizar crise na saúde | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia anunciou a ampliação de investimentos na área da Saúde com construção de novas unidades, reforma de antigas sedes, expansão do Programa Estratégia Saúde da Família e editais e processos seletivos de contratação de novos profissionais. Com os investimentos, a gestão Iris Rezende (MDB) deve amenizar a crise na saúde enfrentada nos últimos meses, principalmente no atendimento pediátrico.  

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dois Centros de Saúde da Família (CSF) foram entregues à população recentemente. Na região Noroeste foi inaugurada a unidade do Novo Planalto e, na região Sudoeste, a unidade do Residencial Itaipu, que juntas vão garantir atendimento a milhares de pessoas.

Obras em andamento

No entanto, o Ciams do Jardim América ainda não foi entregue à população. Com promessa de reinauguração para agosto, a estrutura ainda requer muito trabalho para ser finalizada. Falhas no projeto inicial e erros de gestão da empresa contratada são apontados como fatores que devem adiar a entrega da obra.

Enquanto isso, as obras do Hospital e Maternidade Oeste, que será a maior maternidade pública do Centro-Oeste, estão dentro do cronograma e têm previsão de conclusão para outubro. São 15 mil m² de área construída, 179 leitos e capacidade para realizar cerca de 800 partos por mês.

Editais

Em 2019, a SMS entendeu a necessidade de reforçar o atendimento de urgência e emergência pediátrica e elaborou o edital de contratação de novos médicos para compor essas áreas, o que garantiu o reforço nos plantões do Cais Campinas e UPA Itaipu. Ainda em 2019, foi publicado outro edital de contratação médica que ainda está aberto para complementar as áreas de atendimento ambulatorial, urgência e emergência adulto e pediátrica e estratégia saúde da família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.