Prefeitura de Caldas Novas emite alerta contra surto de conjuntivite

Hotéis e comércios são orientados a manter álcool em gel para higienização das mãos. Há registro de aumento de 30% dos casos da doença na cidade

Unidade de Saúde de Caldas Novas | Foto: Divulgação / Prefeitura de Caldas Novas

Após um aumento em 30% dos casos de conjuntivite apenas neste mês de janeiro, a prefeitura de Caldas Novas inicia nesta quarta-feira (17/1) campanha nas redes sociais e comércios locais para que a população se previna contra a doença.

Apesar de ser comum o aumento do número de casos no verão, o grande número de ocorrências exigiu medidas do poder municipal.

Hotéis e comércios recebem informações e instruções de como se precaver. As recomendações mais comuns consistem na troca diária da fronha e acréscimo do cloro na água das piscinas. Para os comerciantes, a indicação é a higienização das mãos e dos produtos com álcool.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o efetivo de médicos plantonistas nas unidades de saúde para atender pacientes.

A Conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. Geralmente compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo, sendo o contagio feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados.

Confira formas de prevenção da doença:
– lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool gel ao compartilhar utensílios e equipamentos públicos (comércios, bares e restaurantes, rodoviária, igrejas e todos os lugares com grande circulação de pessoas);
– nas piscinas, o ideal é proteger os olhos com os ósculos de natação e evitar que mão tenha contato com os olhos;
– evitar contato próximo com outras pessoas quando apresentar sintomas como secreções e vermelhidão nos olhos;

Deixe um comentário