Equipamento, que é capaz de identificar, via câmeras de monitoramento, qualquer atividade suspeita, deverá operar em áreas estratégicas do município

Foto: Reprodução

Durante bate-papo com a imprensa na manhã desta segunda-feira, 16, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), fez um balanço das principais realizações do ano e falou, posteriormente, sobre os projetos do Executivo para o ano que vem.

Um deles — e, talvez, mais almejado no âmbito da Segurança Pública — é a aquisição de um drone de tecnologia israelense que deverá operar em áreas estratégicas do município. “Ele sobrevoa uma área de 13km² por mais de 1 hora”, explica.

A tecnologia, segundo o prefeito, é capaz de identificar, via câmeras de monitoramento, qualquer atividade suspeita nas ruas do município. “Seja um carro em alta velocidade, uma pessoa transportando um objeto com características suspeitas, uma movimentação atípica e outros fatores”.

Mendanha explicou que o drone é completamente autônomo, ou seja, pode operar sem a necessidade de controle humano. “Quando o objeto detecta alguma anormalidade, automaticamente a central de inteligência é acionada”, explica.

A ideia é que o equipamento opere em locais de grande aglomeração e com altos índices de “mancha criminal”. “Usaremos também nas intermediações dos terminais, praças, CMEIs, escolas, postos de saúde, saída de shoppings e outros pontos”, acrescentou.

Questionado sobre o investimento necessário para aquisição deste equipamento, o prefeito disse que o valor ainda não foi definido, mas assegurou que as negociação com a fabricante israelense continuam a todo vapor. “Tenho sonhado que este projeto seja concretizado por volta de junho de 2020”, pontuou o prefeito.