Prefeitura de Anápolis inaugura primeira unidade do programa Escola Nova

Escola está equipada com computadores, câmeras de monitoramento e piso tátil para deficientes

Foto: Fábio Costa/ Jornal Opção

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, inaugurou na manhã desta terça-feira (4/12) a Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto. A unidade, que recebeu investimentos de cerca de R$ 1 milhão, faz parte do Programa Escola Nova, que promove a atualização das estruturas físicas e pedagógicas das escolas municipais com inclusão, tecnologia e conforto para alunos e professores. “Essa é a escola piloto, mas queremos levar essa estrutura para outras 20 unidades até o final do mandato”, disse o prefeito.

Segundo Naves, todas as escolas reformadas ou construídas no município seguirão esse mesmo padrão. “Com o projeto Escola Nova nós estamos entregando uma estrutura física inovadora à comunidade escolar. Todas as salas estão equipadas com ar condicionado, recursos audiovisuais, ponto de internet e computador na mesa do professor”, explicou o perfeito ao destacar as adequações de acessibilidade, “com piso tátil e rampa de acesso para deficientes físicos”.

Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

A escola recebeu também câmeras de segurança e sistema de vídeo monitoramento. Segundo o diretor Fernando José da Silva, as imagens podem ser acessadas via celular por toda a equipe gestora, “garantindo mais segurança para alunos e professores”. Para Fernando, o objetivo do Escola Nova é ampliar a aprendizagem por meio de recursos tecnológicos e uma estrutura adequada. “Atendemos, atualmente, 500 alunos em três turnos e com a reforma ampliamos a capacidade para 800 crianças e adolescentes do 1° até o 9° ano”, afirmou.

O secretário de Educação Alex Martins falou ao Jornal Opção que as próximas unidades do programa a serem inauguradas serão a Escola Municipal Raimundo Paulo Hargreaves e a Escola Municipal Cecília Meirelles, localizada no Bairro Reny Cury. “Entendemos que uma estrutura adequada é importante para o processo de ensino-aprendizagem”.

Sobre a escolha da unidade para o projeto modelo, o secretário explicou que, “não fizemos essa obra em uma unidade central, optamos por essa escola de bairro justamente para acolher quem mais precisa. Essa era uma escola antiga. Além das adaptações de acessibilidade e recursos tecnológicos, trocamos toda a estrutura elétrica e telhado. Também construímos novas salas para garantir o acesso dos estudantes a essa nova realidade”, disse Alex Martins.

Comunidade aprova a Escola Nova

Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

Os pais e alunos que prestigiaram a inauguração da Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto aprovaram as mudanças. A Nira Diniz e seu filho, Pedro Lucas, de 9 anos, estudante do 4° ano, elogiaram o novo ambiente escolar. “Meu filho sempre estudou aqui e as condições não eram tão boas, mas a educação sempre teve qualidade. Agora temos tudo, a escola está linda. Estou satisfeita”, disse.

A Ilzemi Ferreira dos Santos é mãe da estudante Samira Ferreira da Silva, de 7 anos, que cursa o 1°ano, e também aprovou as mudanças. “Eu achei a nova estrutura maravilhosa. Agora fico tranquila, pois sei que a escola está mais segura. Antes os muros eram baixos e não tinha monitoramento, era perigoso”, disse a mãe da estudante que está empolgada com o acesso à internet. “Esse contato com a tecnologia é importante para as crianças interagirem com o mundo atual. Minha filha está entusiasmada com essa nova realidade”, declarou Ilzemi.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.