Prefeitura convoca 70 profissionais de saúde para atuar em novos leitos do HC em combate à Covid-19

Hospital abrirá entre 20 a 30 novos leitos a partir desta terça-feira

Hospital das Clínicas Covid-19 (HCC). | Foto: FUNDAHC – UFG/reprodução

Foi publicado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, na noite da última segunda-feira, 08, o nome de 70 profissionais da saúde que, nos últimos três dias, fizeram o credenciamento para atuar no combate à Covid-19. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município.

Os profissionais irão se apresentar ao Hospital das Clínicas Covid (HCC), local onde hoje serão abertos novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Segundo o portal da Prefeitura do município, serão disponibilizadas de 20 a 30 novas unidades a partir desta terça-feira, 09. A ampliação da rede foi possível justamente pelo credenciamento dos novos médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas.

Segundo o secretário de saúde de Goiânia, Durval Pedroso, o tempo recorde da publicação foi devido a necessidade de abertura imediata de leitos para o tratamento de pessoas contaminadas pela Covid-19.

Aumento de casos em Goiânia

Até o momento, foram confirmados 116.320 casos de contaminação pelo novo coronavírus em Goiânia, com 3.966 pacientes tendo sido internados em UTIs. Os hospitais da rede pública estadual e municipal, entretanto, se encontram superlotados. As UTIs destinadas a Covid-19 estão com 97% de ocupação. Assim, dos 439 leitos existentes no estado, apenas 13 estão disponíveis.

Com o aumento de casos, a demanda por leitos em unidades de saúde aumenta. Entretanto, não há profissionais de saúde o suficiente para atender esse número, o que se torna um impasse para a abertura de novos leitos. Por isso, a força tarefa criada na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia para contratar novos profissionais, continua a avaliar e validar a documentação apresentada pelos 7 mil profissionais já se credenciaram para atuar no combate à doença.

Restrição de circulação

Desde a última segunda-feira, 01, Goiânia e vários outros municípios do estado estão sob medidas restritivas que foram impostas como estratégia de combate a Covid-19.

Após reunião entre o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), e 18 outros prefeitos da região metropolitana, um novo decreto passou a valer por mais sete dias a partir desta segunda-feira, 08.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.