A Prefeitura de Goiânia anunciou, no início da noite desta quarta-feira, 4, o nome do novo secretário de Saúde. Trata-se de Pedro Guilherme Gioia, atual superintendente de Vigilância em Saúde. O anúncio do nome de Pedro como novo titular da Secretaria Municipal de Saúde vem após a então secretária Cynara Mathias apresentar sua renúncia ao cargo, fato ocorrido na manhã de hoje e noticiado pelo Jornal Opção em primeira mão.

Atual prefeito da capital, Rogério Cruz (Solidariedade) se reuniu a portas fechadas na tarde desta quarta-feira com Pedro Guilherme, no Paço Municipal. Havia a informação de que Cynara também estava presente no encontro, informação essa negada pela Prefeitura de Goiânia.

Em nota, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), declarou que a saída de Cynara Mathias foi motivada “por questões pessoais” e que, “apesar do esforço da gestão, a permanência dela no cargo não foi possível”. “A administração agradece a dedicação da servidora durante sua atuação à frente da pasta e reforça o compromisso em dar continuidade às ações e projetos em andamento na área da saúde”.

Leia também:

Mabel diz que vê saída de Cynara Mathias com “preocupação”

Saída de Cynara Mathias da Saúde cai como bomba na Prefeitura de Goiânia

Ainda de acordo com a nota, será nomeada como secretária-executiva a médica e atual superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da Prefeitura de Goiânia, Erika Cristina Vieira Oliveira Ximenes Belo. Já a diretoria financeira ficará com o servidor Melci Dibe Júnior, hoje diretor de Avalição e Controle.

Crise na Saúde

A saída de Cynara e sua equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) acontece durante uma crise histórica da área na capital, com escassez de leitos de UTIs, faltas de insumos básicos nas unidades de saúde e paralisações frequentes de profissionais e serviços.

A servidora havia sido nomeada há apenas uma semana, após seu antecessor, Wilson Pollara, ser preso em uma operação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) que investiga os crimes de associação criminosa e pagamento irregular em contrato administrativo no âmbito da SMS. Na ocasião, também foram presos o então secretário executivo da pasta, Quesede Ayres Henrique, e o diretor financeiro, Bruno Vianna Primo.

Cynara, inclusive, se preparava para apresentar, na próxima sexta-feira, 6, os dados da pasta na reunião da transição com a gestão eleita de Sandro Mabel (UB). O prefeito eleito, por sua vez, divulgou uma nota na tarde desta quarta-feira manifestando “preocupação” com a notícia da saída de Cynara Mathias do cargo de secretário de Saúde.

“Esforço coletivo”

Na nota que confirma a saída de Cynara e o nome de Pedro Guilherme como novo secretário, a Prefeitura de Goiânia afirmou que, nas últimas semanas, em um esforço coletivo, “intensificaram-se as ações para ampliar a compra de medicamentos e insumos, firmar novas parcerias, aumentar a oferta de leitos de UTI e aprimorar o atendimento nas unidades de saúde da capital. Estão instalados gabinetes de crise nas 13 unidades de urgência da capital”.

“Já estão sendo disponibilizados nas unidades de saúde medicamentos adquiridos pela Prefeitura de Goiânia, como Flumazenil, Fentanil, Cloreto de Sódio 500 ml, Cefalotina, Ceftriaxona Sódica, Dexametasona, Dipirona Sódica, Prometazina, Cloridrato, Ampicilina e Hidrocortisona, como parte das ações emergenciais para regularizar o abastecimento. Os demais insumos já estão contratados e serão reabastecidos nas próximas semanas”, destacou, acrescentando que a SMS também realizou, nesta quarta-feira, 4, o pagamento dos honorários devidos aos médicos credenciados e “mantém a normalidade dos plantões”.

Quanto aos novos nomes da pasta, a Prefeitura informou que Pedro Guilherme é formado em administração de empresas com MBA em Gestão de Saúde e MBA em Políticas Públicas e Gestão Governamental, e que ele “dará continuidade às medidas tomadas para assegurar a correta assistência médica na capital”.

Já a nova secretária-executiva, Erika Cristina, conforme a nota, é médica e conta com experiência de 18 anos na área de gestão em saúde.