Prefeitura adota medidas contra incêndios em 63 parques de Goiânia
30 julho 2024 às 11h58
COMPARTILHAR
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) tem tomado medidas para proteger os parques da cidade durante a estação seca. Uma das principais ações é criar faixas de terra limpas, chamadas de aceiros, para ajudar a impedir que o fogo se espalhe. Esses aceiros são feitos removendo cerca de três metros de vegetação ao redor das áreas verdes, o que é essencial durante a seca, quando as plantas estão secas e o ar está mais seco, aumentando o risco de incêndios.
A pasta também está montando equipamentos para apagar as chamas na garagem de operações. Nos parques, são usados ventiladores e, quando necessário, caminhões-pipa para combater pequenos incêndios e proteger as áreas verdes da cidade. Para os moradores, a orientação é clara: se houver um incêndio nos parques, mesmo que pequeno, é preciso chamar os bombeiros imediatamente pelo telefone 193.
Em entrevista ao Jornal Opção, a bióloga da Amma, Wanessa Morais, afirma que até o momento foram registrados três focos de incêndio promovidos de forma criminosa nos Parque Ambiental Macambira, Jardim Botânico e Parque Areião, regiões Sul e Oeste da capital.
Além das construções dos aceiros, nossos profissionais operacionais são qualificados com curso dos bombeiros para intervir nos primeiros momentos dos focos de incêndio. Eles confeccionam abafadores e utilizam sopradores. Os caminhões-pipas são usados de forma estratégica dependendo da situação
Outra preocupação da Amma é com as pessoas que queimam lixo ou mato em terrenos da cidade e em outras áreas durante a seca. Em Goiânia, queimar lixo ou resíduos ao ar livre ou em locais não autorizados é uma infração ambiental, conforme o Decreto Federal Nº 6.514, de 22 de julho de 2008.
As orientações da prefeitura para a população sobre prevenção de incêndios passa pela atenção de descartar e separar os resíduos que vão pro lixo de maneira responsável. Bitucas de cigarro devem ser apagadas antes de jogada fora. Em hipótese alguma deve-se colocar fogo em lixo e folhas secas.
A lei também proíbe queimar lixo e restos de plantas em áreas públicas ou privadas, se isso causar fumaça, cinza ou sujeira que afete a qualidade de vida das pessoas. A fiscalização da Amma age quando há flagrante, quando é chamada pelo telefone 161. Para apagar o fogo, a população deve ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Se não houver flagrante e for necessário investigar, pode-se contatar a Delegacia Estadual de Meio Ambiente – DEMA. A multa para quem queima lixo em terrenos varia de R$144,92 a R$1.449,20, dependendo da gravidade e das circunstâncias, conforme as regras do município.
Leia também Um mês após deixar Amma, Luan Alves é dispensado do Conselho de Política Urbana;