Prefeito Fernando Pellozo articula parceria para hospital de Senador Canedo
02 outubro 2024 às 19h40
COMPARTILHAR
O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (UB), participou de reunião nesta terça, 1º de outubro, para apresentar o projeto do Hospital Municipal de Senador Canedo à equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O objetivo, de acordo com o gestor, foi acertar uma colaboração com o Estado para a construção e manutenção da unidade hospitalar, que começou a ser erguida em julho.
Em junho, durante evento de entrega da passarela na GO-403, o governador Ronaldo Caiado já havia demonstrado interesse na parceria. Agora, após o encontro com a SES de ontem, uma nova reunião será agendada nos próximos dias para avançar nos termos do acordo.
Pellozo definiu uma área às margens da GO-537 para erguer o hospital, com acesso pelas três regiões mais populosas da cidade. A unidade está projetada para ter 9 mil metros quadrados de construção, distribuídos em quatro pavimentos. A Prefeitura de Senador Canedo afirma que, pela primeira vez, uma unidade pública do município vai contar com leitos de UTI, tanto para crianças como para adultos.
Leia também: Em Senador Canedo, Pellozo aposta em caminhadas para animar apoiadores e rebater críticas
O projeto prevê, ainda, a transferência da Maternidade Municipal para o local, para aproveitamento dos recursos. A construção é feita por módulos, com intenção de colocar a unidade para funcionar por etapas, à medida que a construção for concluída.
Para o início das obras, Pellozo dispõe de R$ 14 milhões em parceria com a iniciativa privada. O deputado federal Adriano do Baldy (PP) se comprometeu a incluir emenda de R$ 5 milhões no Orçamento da União de 2025, destinados exclusivamente para a obra. O prefeito, agora, busca parcerias com os governos federal e estadual, devendo disponibilizar ainda recursos municipais para a conclusão da obra, prevista para 2027.
O secretário de Saúde de Goiás, Rasível dos Reis, afirmou que “a proposta é vista com bons olhos para melhorar a entrega de serviços à população”, ao término da reunião de terça-feira. Ele colocou a equipe técnica à disposição para aprimorar os projetos e viabilizar a parceria, para acelerar a construção do hospital.