Prefeito eleito em Santa Cruz de Goiás perde o mandato por compra de votos e desvio de dinheiro público para campanha
22 setembro 2014 às 11h20

COMPARTILHAR
Com a cassação de Francisco Monteiro de Rezende (PSDB), candidato eleito com maioria de votos, o segundo lugar nas urnas, Carlos Fernando de Oliveira (PTC), assume o cargo

Uma ação eleitoral alterou o resultado das eleições de prefeito, ocorridas em 2012, na cidade de Santa Cruz de Goiás, a 125 km de Goiânia. O prefeito eleito pela maioria de votos, Francisco Monteiro de Rezende (PSDB), foi afastado do cargo após acusações de suposta compra de voto e uso de dinheiro público para financiar sua campanha.
O processo foi movido pelo segundo colocado, Carlos Fernando de Oliveira (PTC), que provou a culpabilidade do peessedebista. Em entrevista ao Jornal Opção Online, o advogado de Carlos Fernando, Jerônimo Gomide, disse que o ex-prefeito da cidade, Esley Augusto Dâmaso (PP), é o responsável por desviar dinheiro da prefeitura para a campanha. Francisco era apoiado pelo então prefeito de Santa Cruz de Goiás.
“Com os extratos bancários da prefeitura foi constatado o saque em espécie de todo o valor que Francisco utilizou em sua campanha”, disse Jerônimo. De acordo com Carlos Fernando, o valor desviado para a campanha foi de aproximadamente R$ 1 milhão.
O novo prefeito afirma que terá dificuldade para se inteirar da situação em que a prefeitura se encontra, mas afirma que o seu mandato não será afetado, apesar de reduzido. Carlos também afirma que pretende seguir suas propostas e terá um governo voltado para educação, saúde e manutenção da cidade.