Prefeito de Trindade garante: “Tudo pronto para receber os romeiros”

Administração municipal fez nova sinalização de trânsito e turística, instalou banheiros químicos e melhorou iluminação. Efetivo policial também foi aumentado

Foto: Divulgação

Este é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno | Foto: Divulgação

A Romaria do Divino Pai Eterno começa na próxima sexta-feira (24/6), às 5 horas da manhã, com Alvorada festiva na igreja Matriz e no Santuário Basílica, em Trindade. Cerca de 2,5 milhões de fiéis são esperados neste ano e, para recebê-los, a Prefeitura de Trindade realizou o planejamento da cidade, que prevê intervenções para garantir segurança e maior conforto ao romeiro.

O prefeito do município, Jânio Darrot (PSDB), informou que a administração fez nova sinalização de trânsito e turística e instalação de banheiros químicos, que terão manutenção das equipes de limpeza 24 horas por dia. No Carreiródromo, a infraestrutura está garantida para receber as apresentações artísticas, bem como a infraestrutura para o desfile de carros de bois, o maior do mundo, que neste ano contará com cerca de 300 carros de bois.

O prefeito disse ainda que a Rodovia GO-060 recebeu nova sinalização, limpeza e reposição das lâmpadas. “Trabalhamos em parceria com a Igreja Católica, fazendo com que haja tranqüilidade e segurança para que os fiéis possam vir em Trindade professar sua fé”, ressalta.

Para aumentar o efetivo de policiais, Jânio informou que recursos foram destinados para o pagamento do banco de horas, tanto para a Polícia Militar e Civil quanto para o Corpo de Bombeiros. “Todo o planejamento foi cuidadosamente feito para que tenhamos uma festa de Trindade em que as pessoas possam vir professar sua fé, receber as bençãos do Divino Pai Eterno, agradecer as graças recebidas e voltar para a casa em paz”, assegura.

Para Jânio Darrot, a crise econômica não deverá afetar a festa, uma vez que os fiéis do Divino Pai Eterno consideram a romaria uma prioridade em suas vidas. Além disso, ele diz que trata-se de um turismo barato, em que com pouco dinheiro, ou até sem recursos, o fiel terá boa acolhida.

Festa de Trindade

Este é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. O dia da grande Festa do Divino Pai Eterno é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Durante os nove dias que o antecedem, são celebradas missas e novenas; ocorrem encontros de jovens; acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros, e outros devotos.

Ao todo, são realizadas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Muitos devotos percorrem, a pé, o trajeto entre os municípios de Goiânia e Trindade, chegando até o Santuário Basílica, com aproximadamente 18 quilômetros, como forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Os peregrinos também partem de outras cidades e estados.

Programação

Dia 24 de junho – Sexta-feira
7h – Saída da 2ª Romaria da Vila São Cottolengo – Trevo de Goiânia
19h30 – Saída da 2ª Romaria da Polícia Civil –Trevo de Goiânia

Dia 25 de junho – Sábado
6h às 0h – 13ª Romaria Arquidiocesana – Bênção no Trevo de Goiânia (Participação dos Vicariatos na Novena Solene)
23h30 – Saída da 1ª Romaria da Juventude Redentorista – Trevo de Goiânia

Dia 26 de junho – Domingo
5h – Saída da 10ª Romaria Franciscana – Trevo de Goiânia
10h – Missa da 10ª Romaria Franciscana – Santuário Basílica

Dia 30 de junho – Quinta-feira
0h – Saída da 3ª Romaria da Solidariedade – Trevo de Goiânia
9h – Saída da Romaria dos Carros de Boi com bênção para os Carreiros – Praça da Matriz
20h – Novena Solene com participação das Obras Sociais Redentoristas

Dia 1 de julho – sexta-feira
9h – Desfile dos Cavaleiros e Muladeiros – Saída da Igreja Matriz
17h30 – Missa com os Cavaleiros e Muladeiros – Santuário Basílica
20h – Novena Solene com participação dos internos da Vila São Cottolengo

Dia 2 de julho – Sábado
12h – Missa com os Foliões – Santuário Basílica
14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial da Igreja Matriz
17h30 – Missa com os Carreiros – Praça do Santuário Basílica

Missa na Madrugada:
25 e 26 de junho e de 1 a 3 de julho
Basílica – 0h, 2h e 4h
Obs: No dia 3 não haverá Missa às 4h

Dia 3 de julho – Domingo:
4h30 – Alvorada festiva com fogos e sinos
5h – Procissão da Penitência
5h45 – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica
8h – Missa Solene da Festa
16h30 – Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça do Santuário Basílica (Levar velas)
Missas deste dia:
Matriz: 11h, 12h30 e 14h
Santuário Basílica: 10h30, 12h, 13h30 e 15h

Dia 4 de julho – Segunda-feira:
5h – Toque de despertar
Missas no Santuário Basílica: 5h30, 7h, 10h e 19h30
Missas na Matriz: 7h, 9h e 19h

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.