Prefeito de Cristalina faz balanço positivo da gestão na Saúde

Segundo sua administração, em menos de três anos de mandato o número de equipes para a atenção básica saltou de 12 para 16

Prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cristalina

Em Cristalina, município com quase 60 mil habitantes, o prefeito Daniel Sabino Vaz, o Daniel do Sindicato, tem comemorado resultados na Saúde. Segundo sua administração, em menos de três anos de mandato o número de equipes para a atenção básica saltou de 12 para 16, sendo uma criada em Campos Lindos, que agora conta com duas para atender o populoso distrito; outra, chamada Chapéu do Sol, que atende especificamente a zona rural; mais uma na Zona Sul Nova e outra na Vila Santa Clara, todas com o quadro completo, composto de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes de saúde.

Ainda vale ressaltar que neste período as unidades básicas de saúde da Cristalina Velha e do Bairro Rio de Janeiro passaram a funcionar em novas sedes, locais construídos e equipados unicamente para poder atender os pacientes com modernos equipamentos, como acontece nas demais.

Daniel também renovou e modernizou a frota de ambulâncias, adquirindo oito unidades zero quilômetro, além de três novos veículos, que servem inclusive para fazer o atendimento em domicílio, haja vista que o “Melhor em Casa”, programa que visita os pacientes mais debilitados e que precisam de cuidados especiais, são ofertados nas residências.

Estrutura

Foram criadas em Cristalina estruturas de tratamento, como, por exemplo, o Centro de Fisioterapia Erlan Côrtes, inaugurado recentemente com três fisioterapeutas atendendo toda a população. Para o distrito de Campos Lindos e o povoado de São Bartolomeu também foram criados os centros de reabilitação. “Com isso nós evitamos deslocamentos para outras cidades, damos mais conforto aos pacientes e tiramos o custo de famílias que não têm condições de fazer o tratamento particular, oferecendo a mesma qualidade do serviço”, fala o secretário de saúde, Jean Eustáquio Magalhães.

Outro ponto importante na administração da saúde foi a reativação do Centro Médico de Especialidades – Cemesp, que oferece atualmente 17 especialidades diferentes. Segundo o médico Luiz Otávio Biazotto Massa, “nunca houve, na história, tantos especialistas trabalhando no Cemesp, fazendo mensalmente cerca de três mil atendimentos ou exames, tirando a necessidade dos cristalinenses irem a Goiânia, Brasília ou a qualquer outro lugar em busca de neurologistas, pediatras, obstetras, ortopedistas, fonoaudiólogos, otorrinos, cardiologistas, oftalmologistas, etc.”

No laboratório municipal, que estava desativado, foram gastos 550 mil na sua reforma, trazendo para o seu funcionamento equipamentos modernos para atendimento 24 horas por dia, o que não ocorria anteriormente.

Prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cristalina

Inauguração

Ainda foi inaugurado o Centro de Abastecimento Farmacêutico no mês de julho, instalado agora em local adequado, no centro da cidade, onde  a  população pode retirar medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) todos os dias.

Por fim, é importante registrar que no Hospital Chaud Salles, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Samu existem médicos plantonistas 24 horas, inclusive pediatras, algo que não acontece em nenhuma outra cidade da região de Cristalina, já que há cidades que nem parto estão fazendo, na rede pública.

“Cristalina hoje está bem servida de profissionais, equipamentos e veículos para bem atender população. Temos o Hospital e a UPA com toda a estrutura necessária para uma cidade do nosso porte, com banco de sangue, brinquedoteca, raio x e ultrassom de última geração que adquirimos este ano e, o melhor, nossos gabaritados profissionais, desde o mais especializado até àquele que faz o atendimento mais simples para que a população esteja satisfeita com o serviço de saúde que oferecemos”, destacou o prefeito Daniel, informando que só em equipamentos foram investidos mais de R$ 2 milhões e que em breve começará uma grande reforma no Hospital, com um projeto moderno e amplo, o qual será executado em quatro etapas, sendo que duas dessas já estão licitadas e começarão o mais rápido possível.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.