Após 15 dias detida, “Prefeita ostentação” vai ser solta pela Justiça

Lidiane Leite foi presa por suspeitas de desviar dinheiro da educação e firmar contratos com empresas-fantasmas e será monitorada por tornozeleira eletrônica

| Foto: Arquivo Pessoal

Lidiane tem apenas 25 anos e foi eleita em 2012 | Foto: Arquivo Pessoal

Presa desde o dia 28 de setembro, após passar 39 dias foragida, a prefeita de Bom Jardim (MA) será solta por determinação judicial. Lidiane Leite da Silva (PP) será monitorada por tornozeleira eletrônica e ficará proibida de deixar a capital São Luis, onde escolheu morar. Ela também será obrigada a comparecer a juízo para informar suas atividades.

Lidiane teve sua prisão preventiva decretada por improbidade administrativa e ficou escondida por mais de um mês. No entanto, segundo o juiz que proferiu a sentença, José Magno Linhares, ela nunca dificultou o trabalho investigativo da Polícia Federal e nem do Ministério Público, portanto não se justificaria o procedimento de mantê-la presa. Ainda de acordo com a decisão, ela também nunca coagiu testemunhas e não teria como interferir no processo por já ter sido afastada do cargo.

O advogado de Lidiane, Sérgio Muniz, ainda não sabe quando ela será solta. O procurador da República no Maranhão, Galtiênio da Cruz, pediu que o juiz mantivesse a prisão da ex-prefeita no alojamento do Quartel do Corpo de Bombeiros, já que não há nenhuma característica no caso dela que garanta seu enquadramento nas hipóteses de prisão especial, como a de acompanhamento por tornozeleira.

Suspeita de desviar verbas da educação do município e de cometer diversas irregularidades em contratos com empresas-fantasmas, Lidiane já tinha sido afastada do cargo por três vezes, mas conseguiu reverter a decisão da Justiça em todos os casos. Ela foi eleita em 2012, depois de assumir a disputa pelo cargo quando o então namorado, Beto Rocha, ficou impossibilitado de seguir no pleito pela Lei da Ficha Limpa.

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
J. Silva

Que vergonha, se fosse um ladrão de galinhas ficaria preso, mas como ela é santinha tem que ficar na rua, porque só é suspeita de desviar verbas da educação, que é dinheiro do povo e das crianças desse município. É só no Brasil.
Viva o país sem lei para os corruptos.
Cadeia foi feita só para os pobres ignorantes, que não tem dinheiro para pagar advogados e não conhece as “brechas da lei”.