Após 15 dias detida, “Prefeita ostentação” vai ser solta pela Justiça

Lidiane Leite foi presa por suspeitas de desviar dinheiro da educação e firmar contratos com empresas-fantasmas e será monitorada por tornozeleira eletrônica

| Foto: Arquivo Pessoal

Lidiane tem apenas 25 anos e foi eleita em 2012 | Foto: Arquivo Pessoal

Presa desde o dia 28 de setembro, após passar 39 dias foragida, a prefeita de Bom Jardim (MA) será solta por determinação judicial. Lidiane Leite da Silva (PP) será monitorada por tornozeleira eletrônica e ficará proibida de deixar a capital São Luis, onde escolheu morar. Ela também será obrigada a comparecer a juízo para informar suas atividades.

Lidiane teve sua prisão preventiva decretada por improbidade administrativa e ficou escondida por mais de um mês. No entanto, segundo o juiz que proferiu a sentença, José Magno Linhares, ela nunca dificultou o trabalho investigativo da Polícia Federal e nem do Ministério Público, portanto não se justificaria o procedimento de mantê-la presa. Ainda de acordo com a decisão, ela também nunca coagiu testemunhas e não teria como interferir no processo por já ter sido afastada do cargo.

O advogado de Lidiane, Sérgio Muniz, ainda não sabe quando ela será solta. O procurador da República no Maranhão, Galtiênio da Cruz, pediu que o juiz mantivesse a prisão da ex-prefeita no alojamento do Quartel do Corpo de Bombeiros, já que não há nenhuma característica no caso dela que garanta seu enquadramento nas hipóteses de prisão especial, como a de acompanhamento por tornozeleira.

Suspeita de desviar verbas da educação do município e de cometer diversas irregularidades em contratos com empresas-fantasmas, Lidiane já tinha sido afastada do cargo por três vezes, mas conseguiu reverter a decisão da Justiça em todos os casos. Ela foi eleita em 2012, depois de assumir a disputa pelo cargo quando o então namorado, Beto Rocha, ficou impossibilitado de seguir no pleito pela Lei da Ficha Limpa.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

J. Silva

Que vergonha, se fosse um ladrão de galinhas ficaria preso, mas como ela é santinha tem que ficar na rua, porque só é suspeita de desviar verbas da educação, que é dinheiro do povo e das crianças desse município. É só no Brasil.
Viva o país sem lei para os corruptos.
Cadeia foi feita só para os pobres ignorantes, que não tem dinheiro para pagar advogados e não conhece as “brechas da lei”.