Após enfrentar considerável pressão, a Petrobras parece estar inclinada a ceder diante dos valores internacionais do petróleo. De acordo com relatos do articulista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a empresa está cogitando um aumento nos preços da gasolina e do diesel nesta semana.

O presidente da companhia estatal, Jean Paul Prates, teria sido abordado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para deliberar acerca dos valores dos combustíveis. A agência já expressou sua inquietação com a discrepância, que atinge 26% no caso da gasolina, em comparação com os preços globais. Já no tocante ao diesel, esse índice atinge 30%.

Caso essa especulação se confirme, será a primeira elevação nos preços desde 17 de junho do ano anterior, quando a Petrobras anunciou um ajuste de 5,18% na gasolina e 14,26% no diesel.

Entretanto, em outro cenário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem planos de viajar ao Paraguai para participar da posse de Santiago Peña, evento agendado para terça-feira, 15. Lula também aproveitará a visita para retomar as negociações relativas à modificação do tratado referente à comercialização de energia de Itaipu.

Devido à programação, a transmissão ao vivo intitulada “Conversa com o Presidente”, originalmente marcada para terça-feira, foi antecipada para esta segunda, 14.

Leia também: