Preço do querosene de aviação sobe mais do que gasolina e gás de cozinha em 2021

Em comparação com o gás de cozinha, que apresenta aumento de 36,1% de janeiro a outubro, o valor do litro do QAV ficou 11,6 pontos percentuais acima

O preço do querosene de aviação, que no segundo trimestre deste ano registrou alta de 91,7% em relação a igual período de 2020, acumula aumento de 47,7 revelou um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Esse resultado supera o de combustíveis que têm surgido constantemente como um dos principais responsáveis pelo aumento da inflação brasileira, como a gasolina e o gás de cozinha (GLP).

Neste ano, a escalada do preço do QAV, supera em 4,2 pontos percentuais a variação de 43,5% registrada pela gasolina no mesmo período. Já em comparação com o gás de cozinha, que apresenta aumento de 36,1% de janeiro a outubro, o valor do litro do QAV ficou 11,6 pontos percentuais acima.

O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, disse que, além da alta do QAV, que é o intem de maior ineficiência econômica das empresas aéreas, ainda tem o desafio dos suessivos recordes da cotação do dólar em relação ao rela, uma vez que 50% dos custos das companhias são dolarizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.