Preço do café cai após 16 meses de alta, mas ainda acumula inflação de 86,5% em um ano

19 julho 2025 às 15h21

COMPARTILHAR
Após mais de um ano em ritmo constante de alta, o preço do café em pó registrou queda pela primeira vez em 16 meses, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). De acordo com a Fipe, no período entre 16 de junho e 15 de julho, o café em pó teve recuo de 0,18% nos preços, comparado aos 30 dias anteriores.
Essa redução ocorre em meio ao pico da safra nacional, que tradicionalmente tem seus meses mais intensos de colheita entre junho e julho. Apesar da leve retração, o cenário ainda é de preços elevados. Em comparação com o mesmo período de 2024, o produto acumula alta de 86,5%, permanecendo como um dos vilões da inflação dos alimentos.
A expectativa é que os preços possam continuar cedendo nas próximas semanas com o avanço da colheita. No entanto, há incertezas no horizonte. Uma delas é o impacto de medidas externas, como o anúncio recente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pretende aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A medida, se confirmada, pode gerar instabilidade no mercado exportador e afetar novamente os preços internos do café.
Leia também:
Vai um cafezinho? Veja onde aproveitar o Dia do Café em Goiânia
Entenda o que é o “Café Fake” e por que tem se espalhado nos supermercados