Pré-candidato a federal, vereador Lucas Kitão apoia reeleição do xará Calil à Assembleia

Políticos têm bases semelhantes e publicaram, em conjunto, um vídeo no início desta semana antecipando a intenção de caminharem juntos no pleito

O vereador Lucas Kitão (PSD) e o deputado estadual Lucas Calil (MDB) tendem a caminhar juntos nas eleições de 2022. O pessedista é pré-candidato a uma das 17 cadeiras disponíveis para a Câmara de Deputados e o emedebista é pré-candidato à reeleição na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), que tem 41 cadeiras em disputa.

Os dois parlamentares aproveitaram a “janela partidária” para trocar seus respectivos partidos. Calil deixou o PSD para se filiar ao MDB, e Lucas Kitão, que não tinha a famosa “janela” para os vereadores, conseguiu a desfiliação da sua antiga sigla, o PSL (que se tornou União Brasil), após a fusão da sigla com o Democratas. Ambos buscaram as siglas com as quais mais tinham proximidade e não devem enfrentar dificuldades para caminharem juntos no pleito.

Conforme antecipou o Jornal Opção, o vereador Lucas Kitão conseguiu o aval na Justiça para mudar de partido sem correr o risco de perder seu mandato na Câmara Municipal de Goiânia. O parlamentar alegou à época que a fusão do partido com o (DEM) o fez “repensar a continuidade na sigla”.

O juiz que analisou o caso, Juliano Taveira Bernardes, alegou que a fusão dos partidos não seria uma motivação justificável para o vereador querer sair da sigla. Contudo, as mudanças causadas por essa filiação a programação partidária validaria a saída de Kitão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.