Pré-candidatas à Câmara se reúnem para articular candidaturas femininas

25 julho 2024 às 16h21

COMPARTILHAR
Em reunião técnica realizada para as mulheres pré-candidatas à Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, as lideranças femininas que estiveram na reunião assistiram uma palestra da Estrategista Digital em Comunicação Política, Márcia de Castro, que explanou o passo a passo para uma pré-campanha vitoriosa. “Para fazer campanha tem que ter raça e se você for mulher, tem que ter raça em dobro. Por isso, tenham um nicho a trabalhar. Só falar que defende as mulheres não é mais suficiente. Usem as redes sociais, façam planilhas e cronogramas. Assim chegarão em outubro com a vitória”, orientou Márcia de Castro.
O encontro, realizado na última quarta-feira, 24, foi coordenado pela esposa do ex-prefeito Gustavo Mendanha, Mayara Mendanha, que foi secretária municipal de Assistência Social de Aparecida. Ao Jornal Opção, Mayara afirmou que o objetivo do evento foi estimular as mulheres. “Às vezes eu percebo uma insegurança da parte das mulheres em estar nesse processo político, que é desgastante tanto pro homem quanto para a mulher. O primeiro objetivo foi dar essa injeção de ânimo e, segundo, capacitar essas mulheres, principalmente nessa parte da comunicação”, destacou Mayara Mendanha.
Dentre as autoridades presentes, estavam o pré-candidato a prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB), as duas vereadoras por Aparecida, Valéria Pettersen e Camila Rosa; a representante da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, Carol Araújo; a jornalista e pré candidata a Vereadora por Goiânia, Ariane Cândido; e as ex-secretárias municipais Professora Idelma (Educação) e a advogada Nayara Andrade (Transparência e Controle Interno).
Camila Rosa salientou que o encontrou reuniu diversas pré-candidatas, não somente de Aparecida, e destacou a força das mulheres nas próximas eleições. “Nós somos importantíssimas no processo político, como candidatas ou como eleitoras. Independente do cargo que a gente ocupa como parlamentar, a nossa história parece que é sempre a mesma: história de dificuldades. Infelizmente a gente sempre vai estar numa condição de desigualdade. Mas essas mudanças não vão acontecer de hoje para amanhã. É um processo”, pontuou a vereadora.
Leandro Vilela destacou a força das mulheres, bem como a importância delas nas eleições e na gestão pública. “A presença das mulheres na política é essencial para uma sociedade mais justa e equilibrada. Nós juntos temos uma missão de construir um futuro melhor para Aparecida, com mais representatividade, respeito e igualdade. Elegendo mais mulheres à Câmara Municipal vamos construir uma cidade ainda melhor para todos e todas”, sublinhou Leandro.
Assim como ocorreu em eleições passadas, a maioria do eleitorado de 2024 é composto de mulheres. Elas representam 52% do total, alcançando o número de 81.806.914 eleitoras. Goiás tem, segundo o TRE-GO, mais de 5 milhões de eleitores, com a maioria (53%) pertencente ao gênero feminino.
“Precisamos fortalecer umas às outras”

“As mulheres sempre vão enfrentar dificuldades, às vezes precisamos gastar uma energia a mais para provar nosso valor, connhecimento e o que veio fazer. Sempre vai ser difícil, mas em nosso favor temos nossa resiliência e persistência. Ao invés dos ataques machistas nos enfraquecer eu acho que é ao contrário, nos fortalece. Diante disso, é tão importante reuniões como essa, para unir as forças femininas e fortalecemos umas às outras”, afirmou Mayara Mendanha.
A vereadora Camila Rosa relembrou um episódio conhecido em que foi vítima de machismo na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. Em fevereiro de 2022, ela teve o microfone e seu direito à fala cortado a pedido do presidente da Casa, André Fortaleza, durante discussão sobre a participação feminina na política no último dia 2 de fevereiro. Na época, a deputada chegou a chorar em Plenário e registrou queixa em uma delegacia local.
“Depois daquela situação, eu passei a estudar muito sobre a mulher na sociedade e dialogar com muitas delas. Eu passo a ver o quão é difícil a gente ser mulher numa sociedade machista, que milenarmente é construída pelo patriarcado. Mas é um processo de construção que a gente está no início ainda. Para chegar um dia que a gente realmente tenha o que a Constituição prega: direito de igualdade”, destacou Camila Rosa.

Valéria Pettersen enfatizou durante a reunião que as mulheres pré-candidatas precisam se dedicar a um objetivo e ter um foco. “Seja fiel ao seu projeto e gaste sola de sapato e do tênis para andar e buscar apoio da família, de amigos e da comunidade em que vive para que vençamos esta batalha. Nós temos sim que ter mais mulheres lá no legislativo para trabalhar por benefícios e políticas que garantam nossa segurança e de nossos filhos”.
A palestra assistida pelas pré-candidatas mostrou o porquê em muitos cenários a mulher não avança. “Eu deixei esse recado a elas, de que é possível e que eleição pra vereador não tem outro segredo a não ser trabalhar, levantar e pedir voto de cedo até a noite. Encontrou com a pessoa na padaria? Pede voto. Na sorveteria? Pede voto. Almoço em família? Pede voto”, aconselhou a vereadora Camila Rosa.
Todas ressaltaram que maioria das mulheres entre o eleitorado no país e em Aparecida e a importância de se ter mais representatividade feminina nos poderes e também do apoio delas para um projeto majoritário vitorioso.
Mayara ressaltou ainda que pior que o machismo são as mulheres que querem prejudicar e enfraquecer umas as outras. “Se a nossa base estiver fortalecida, essas outras coisas não nos prejudicam. As mulheres tem que buscar cada vez mais essa união para ocupar cada vez mais espaços de visibilidade, não somente na política, mas em todas as áreas”, finalizou Mayara Mendanha.