Termina na próxima segunda-feira, 31, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2027/1 da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O benefício pode ser solicitado por candidatos que atendam aos critérios previstos no edital.

Podem requerer a isenção candidatos titulares ou dependentes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), doadores de sangue ou de medula óssea e doadoras regulares de leite materno. Também estão aptos estudantes que tenham cursado a educação básica na rede pública e indiquem, como primeira opção, um curso de licenciatura ou um curso Superior de Tecnologia.

A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo site do vestibular da UEG. O resultado final dos pedidos de isenção está previsto para 16 de setembro. Mesmo para quem não solicitar ou não obtiver a isenção, o prazo de inscrição no Vestibular 2027/1 segue aberto até 21 de setembro. A taxa é de R$ 50 e o procedimento também deve ser realizado pelo site oficial do processo seletivo.

Ao todo, são ofertadas 4.300 vagas em cursos de graduação distribuídos por diferentes câmpus e unidades universitárias da UEG. O processo seletivo terá uma única etapa, formada por prova objetiva e redação. As provas estão marcadas para 18 de outubro e serão aplicadas nas cidades em que houver oferta de vagas, entre elas Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Ceres, Campos Belos, Formosa, Goiânia, Goianésia, Jataí, Luziânia, Porangatu, Posse, Quirinópolis e Uruaçu.

O resultado final, com a relação de candidatos classificados, será divulgado em 30 de novembro. Na mesma data, a universidade prevê a disponibilização do boletim de desempenho individual.

Cursos disponíveis

O vestibular reúne vagas em 35 cursos de graduação, incluindo bacharelados, licenciaturas e cursos Superiores de Tecnologia. Entre as opções estão Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, História, Letras, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação, Turismo e Zootecnia.

A oferta de cursos, turnos, modalidades e número de vagas varia conforme a unidade e o município. As informações detalhadas estão disponíveis no Anexo II do edital.

O processo seletivo adota sistema universal, sistema de cotas e vagas suplementares destinadas a candidatos quilombolas.

As cotas são reservadas a estudantes oriundos da rede pública de educação básica, candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

Além das vagas previstas para os sistemas universal e de cotas, a UEG estabelece duas vagas suplementares para candidatos membros de comunidades quilombolas em cada curso de graduação indicado no Anexo II.

Segundo as regras do processo seletivo, todos os candidatos inscritos participam inicialmente da disputa pelo sistema universal. Quem optar pelo sistema de cotas e não for classificado nessa modalidade poderá concorrer posteriormente às vagas reservadas, desde que cumpra os critérios estabelecidos no edital.

Leia também: Estudantes transformam “goianidades” em capas de cadernos da rede estadual; veja os escolhidos