Prazo para justificar voto e evitar multa termina nesta semana

Esta quinta-feira, 6, é o último dia para justificar ausência no primeiro turno das Eleições 2018

Foto: Divulgação

Quem não votou no primeiro turno das Eleições 2018 e ainda não justificou o voto tem até esta quinta-feira, 6, para fazê-lo. O prazo está previsto na legislação e garante o período de 60 dias após o dia da votação para se regularizar com a Justiça Eleitoral.

A justificativa pode ser feita presencialmente ou online. Na internet, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o eleitor realiza o procedimento por meio do sistema Justifica. Basta preencher com os dados pessoais e anexar documentos que comprovem o motivo da ausência.

Presencialmente, quem não conseguiu ir à urnas no dia da eleição pode levar os mesmos documentos solicitados online para os cartórios eleitorais ou postos de atendimento. Ainda, quem estava no exterior durante o período eleitoral pode justificar em até 30 dias após o retorno ao Brasil.

O TRE-GO também alerta para a importância de justificar o voto para garantir a quitação eleitoral. Sem esse documento, alguns atos civis podem ser inviabilizados, como matrícula em instituição de ensino superior, concursos públicos, entre outros serviços que exigem apresentação de comprovante de voto ou de justificativa.

Caso o eleitor não cumpra os procedimentos dentro do prazo, fica, então, sujeito a pagar multa quando resolver regularizar a situação na Justiça Eleitoral.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.