Prazo para justificar ausência no 2° turno termina nesta quinta-feira (27)

Justificativa pode ser feita diretamente nos cartórios eleitorais ou pela internet

Quem não compareceu às urnas no segundo turno das eleições realizado no dia 28 de outubro, tem até esta quinta-feira, 27, para justificar a ausência. Os eleitores que não regularizarem a situação podem ser impedimentos de fazer matrícula em universidades, tirar o passaporte, tomar posse em cargo público e receber o salário, no caso dos servidores.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o não comparecimento injustificado no dia da eleição é irregularidade punível com multa e, após três ausências consecutivas não justificadas, o título de eleitor é cancelado.
A justificativa pode ser feita diretamente nos cartórios eleitorais ou pela internet.

Pela internet, a justificativa é feita no Sistema Justifica. O eleitor deverá preencher o formulário online, informando seus dados pessoais e o motivo da ausência, bem como anexar o comprovante do impedimento para votar. Se a justificativa for aceita, o eleitor será avisado da decisão.

O brasileiro residente no exterior que não votou também precisa justificar o não comparecimento às urnas. Ao requerimento de justificativa eleitoral devem ser juntadas cópias do documento oficial brasileiro de identidade e do comprovante dos motivos alegados para justificar a ausência. A documentação deve ser enviada ao juiz da Zona Eleitoral do Exterior ou entregue nas missões diplomáticas ou encaminhada pelo Sistema Justifica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.