Contribuintes têm até 23h59 para enviar dados à Receita Federal e evitar multas

Termina nesta terça-feira, 30, o prazo para a declaração do imposto de renda. Os contribuintes têm até as 23h59 (Horário de Brasília) para enviar as informações à Receita Federal.

A expectativa é de que cerca de um milhão de contribuintes em Goiás enviem os dados à Receita Federal. Até o momento já foram contabilizados mais de 733 mil registros.

O risco de deixar a declaração para última hora é que o site pode congestionar e gerar, como consequência, uma multa que pode variar entre R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

O consultor contábil Cássius Pimenta alerta que é imprescindível que se faça a declaração de imposto de renda na data certa, mesmo que a correria leve a erros ou à falta de informações, pois a Receita dá a possibilidade de corrigir os dados posteriormente.

Outro ponto importante é o cuidado com a malha fina, que tem como principais causas a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes. Além de divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado no DIRF, despesas médicas, dedução de previdência oficial ou privada, dependentes e pensão alimentícia. Por isso a importância de organizar os dados com antecedência e não perder o prazo final de entrega.

Como declarar

Para declarar, o contribuinte precisa baixar o programa gerador do IR. É possível fazer a declaração por meio de tablets ou smartphones. Basta buscar os aplicativos nas lojas virtuais, explica o consultor.

Segundo ele, a entrega pode ser feita, ainda, na página do próprio fisco, no formato “online” – com certificado digital. Para facilitar, o contribuinte pode importar dados de 2018 logo no início do preenchimento. Se a última declaração foi retificada, é necessário substituir pelo número do recibo da última retificadora online.

O Receitanet (programa da Receita Federal) foi incorporado ao programa do IR 2019 e não é preciso sua instalação em separado. A Receita informou que o serviço de recepção de declarações não funciona no período de 1h e 5h da manhã.