Posto de saúde funciona há mais de quatro meses sem médico em Goiânia

Clínico geral deixou o cargo após início da gestão Iris e ainda não foi substituído

Foto: Matheus Monteiro/Jornal Opção

O Centro de Saúde Vila Santa Helena, que fica na região na região central de Goiânia, está funcionando sem a presença de um clínico geral desde a troca de gestão na Prefeitura de Goiânia com a posse de Iris Rezende.

Após denúncia, o Jornal Opção foi até o local e confirmou que apenas dois especialistas, em ginecologia e pediatria, atendem no local com hora marcada.

De acordo com uma funcionária do local, que não se identificar, a falta do profissional acontece desde o início do ano. “O [médico] que tinha antes passou em um concurso e desde então está sem médico aqui”, disse.

Segundo ela, muitos pacientes reclamam da falta do clínico, mas até agora nenhuma medida foi tomada.

Conforme o jornal apurou, no local funciona o Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Atenção Básica (Hiperdia), que destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus.

De acordo com a funcionária, o Hiperdia, desde então, está funcionando sem a presença de um médico responsável. “As pessoas estão se reunindo sem acompanhamento”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um edital foi aberto apenas na última quarta-feira (26/7) e as inscrições seguem até o próximo dia 15. Os profissionais contratados irão suprir o déficit na rede municipal. Entende-se, portanto, que, no mínimo até o próximo mês, o local permanece sem assistência de um clínico geral.

Veja a resposta da SMS na íntegra:

Sobre a falta de médicos no Centro de Saúde Vila Santa Helena, a SMS informa que está aberto desde o dia 26 de julho um novo Edital de Chamamento Público para contratação destes profissionais. A medida visa suprir o déficit na rede municipal de Saúde. Os interessados devem apresentar as propostas de trabalho e a documentação exigida até o dia 15 de agosto.

Secretaria Municipal de Saúde

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.