Posse no comando da superintendência da Companhia ocorre às 10 horas, na Secretaria Estadual de Agricultura com a presença do ministro Rogério Marinho

Abelardo Vaz. | Foto: Arquivo pessoal


O ex-prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz, toma posse nesta sexta-feira (1°) na Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e São Francisco (Codevasf) em Goiás. O evento ocorre às 10 horas, na Secretaria de Agricultura do Estado. 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o senador Vanderlan Cardoso e o diretor presidente da Superintendência da Companhia , Marcelo Andrade, devem participar da cerimônia de posse.

Abelardo Vaz foi prefeito de Inhumas por três mandatos, presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e coordenador da campanha de Vanderlan ao governo em 2010.

Codevasf
A Codevasf existe desde a década de 1970, mas só em 2017 ela passou a contemplar o Vale do Rio Tocantins. O mesmo tem como um de seus afluentes o rio Araguaia, o que fez com que 136 municípios goianos passassem a integrar a área de cobertura da Companhia. Em julho de 2020, a Codevasf foi ampliada para todos os 246 municípios do Estado.

A companhia desenvolve trabalho voltado para a construção de estradas, pontes e outras obras que venham a garantir condições para que determinadas áreas se tornem produtoras de alimentos.

A Codevasf também trabalha com contenção de erosões e recuperação de algumas nascentes e incentivo à agricultura familiar, por meio dos chamados Arranjos Produtivos Locais (APL’s), os quais podem gerar a possibilidade de exportação de produtos como a guariroba e o pequi.