O mesa-tenista Hugo Calderano, número 3 do ranking mundial de tênis de mesa, foi impedido de disputar o WTT Grand Smash em Las Vegas, nos Estados Unidos, devido a um impedimento burocrático relacionado a uma viagem anterior a Cuba.

A ausência do principal atleta brasileiro na modalidade foi confirmada na quarta-feira, 2, véspera do início da competição. Hugo Calderano, que possui cidadania portuguesa, tentou entrar nos Estados Unidos utilizando o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA), permitido para cidadãos de países da União Europeia que participam do Programa de Isenção de Visto.

Contudo, a solicitação não foi aprovada a tempo porque Calderano esteve em Cuba em 2023 para competir no Campeonato Pan-Americano e nas seletivas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Segundo as autoridades americanas, a ida a Cuba torna o solicitante inelegível para o ESTA, exigindo a emissão de visto regular.

Apesar de Calderano ter solicitado um visto emergencial com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico dos EUA, não houve disponibilidade de entrevista consular em tempo hábil para o início do torneio em Las Vegas.

“Segui o mesmo protocolo das minhas viagens anteriores aos Estados Unidos com meu passaporte português. Quando soube da situação, mobilizei minha equipe para tentar um visto emergencial, mas infelizmente não conseguimos a tempo. É muito frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições do ano por um motivo que foge totalmente do meu controle, especialmente após resultados tão positivos”, afirmou o brasileiro.

Leia também: