Em votação definitiva, deputados aprovaram com 21 votos favoráveis e nenhum contrário a denominação do plenário do Palácio Maguito Vilela como Iris Rezende Machado

Foi aprovado em segunda votação, nesta segunda-feira, 28, o projeto de resolução (nº 1244/22) que propunha a denominação do plenário no Palácio Maguito Vilela de Iris Rezende Machado, onde funcionará a nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A matéria, apresentada em 23 de março, foi uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa. Foram 21 votos favoráveis e nenhum contrário.

Na justificativa do projeto, é afirmado que Iris Rezende, com seu estilo político, se tornou um dos governadores com maior índice de aprovação, consolidando sua posição política no cenário nacional. “Destacou-se em seu governo pela realização de mutirões, chegando a construir mil casas em um só dia. Depois de mais de 60 anos na vida pública, faleceu, em 9 de novembro de 2021”.

A justificativa trazida na matéria frisa, ainda, que “por tudo isso, a presente iniciativa expressa o sentimento de gratidão do povo goiano, legitimamente representado por essa Casa Legislativa, a um homem nobre e valoroso, cuja memória merece ser reverenciada por essa e pelas futuras gerações”.

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis em 22 de dezembro de 1933 e iniciou sua carreira política aos 16 anos de idade. Formou-se em Direito em 1960. Foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito de Goiânia, além de deputado estadual, governador do Estado de Goiás por dois mandatos (1983-1986 e 1991-1994), senador da República, ministro da Agricultura no governo José Sarney e da Justiça, no governo Fernando Henrique Cardoso. Faleceu em 9 de novembro de 2021.