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A Stellantis anunciou um recall que atinge os SUVs Peugeot 2008, Citroën C3 Aircross e Basalt, além da picape Fiat Titano. Os reparos envolvem a substituição de peças que podem causar vazamento de gases, disparo involuntário do airbag e até risco de incêndio.

Nos SUVs franceses, todos do ano-modelo 2025, o problema identificado está no coletor de admissão. “Foi identificada a possibilidade de obstrução no coletor de admissão, o que poderá ocasionar a evaporação de gases, resultando — em casos extremos — em uma possível situação de não conformidade com as normas de regência”, informou a empresa em nota.

Os chassis incluídos no recall são:

  • Peugeot 2008 (2025): SG559007 a SG576773;
  • Citroën C3 Aircross (2025): SB546266 a SB546303;
  • Citroën Basalt (2025): SB547003 a SB547150.

Os proprietários dos modelos Peugeot e Citroën listados devem agendar atendimento em uma concessionária para inspeção e reparo, que dura cerca de quatro horas, segundo a fabricante.

A situação é mais grave no caso da picape Fiat Titano, que apresenta falhas de maior risco. “Foi identificada a possibilidade de atrito do chicote central dianteiro com o suporte do painel de instrumentos, podendo ocasionar princípio de incêndio e ou acionamento involuntário do airbag lateral e/ou do airbag de cortina, ambos do lado do passageiro, potencializando a ocorrência de acidentes com consequentes danos materiais, físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo ou a terceiros”, diz a nota da Fiat.

Os modelos da Titano incluídos no recall abrangem veículos de 2024 e 2025, com chassis entre RA805001 e SA818961. Nesse caso, o reparo é mais rápido, levando cerca de uma hora. A Stellantis reforça que, como em todos os recalls, os serviços são oferecidos gratuitamente aos proprietários.

Para que serve o recall

O recall é uma ação preventiva realizada pelas montadoras ao identificar falhas nos veículos que podem colocar a segurança dos motoristas em risco. Essa medida visa corrigir defeitos críticos, como problemas nos airbags, sistemas de frenagem e componentes elétricos.

Atender ao recall é gratuito, contribui para a prevenção de acidentes e garante que o veículo permaneça dentro das normas legais. Vale ressaltar que carros com recalls não resolvidos por mais de um ano ficam impossibilitados de serem licenciados, o que os torna irregulares e passíveis de multas e apreensões.

Outros recalls em 2025

Em 2025, a Stellantis já acumula 23 programas de recall envolvendo diferentes marcas do grupo. Além do mais recente, que atinge os SUVs Peugeot 2008, Citroën C3 Aircross e Basalt e a picape Fiat Titano, outras campanhas foram realizadas neste ano. Entre elas, o recall dos Peugeot 208 e 2008, anos 2024 e 2025, por falha na fixação da bomba de alta pressão, com risco de incêndio devido a vazamento de óleo ou combustível. 

A Fiat também convocou proprietários dos modelos Pulse, Argo e Fastback, de 2025, por defeito na fabricação do cinto de segurança, que pode falhar em caso de acidente, e ainda lançou outra campanha para Pulse, Nova Strada e Fastback, anos 2025 e 2026, por risco de obstrução no coletor de admissão e evaporação de gases. No caso da picape Titano, de 2024 e 2025, foi identificado atrito dos chicotes do vão motor e da soleira, capaz de provocar perda de potência ou acionamento involuntário do airbag. 

A marca americana RAM também entrou na lista, com a RAM 1500 Laramie, ano 2025, que apresentou falha nos rolamentos das rodas dianteiras, o que pode desativar o controle eletrônico de estabilidade e aumentar o risco de colisões. Já a Citroën incluiu os modelos C3, C3 Aircross e Basalt, equipados com motor T3, fabricados entre 2023 e 2025, que podem apresentar desalinhamento entre a turbina e o conversor catalítico, causando vazamento de gases para o interior da cabine.

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