Por que Nossa Senhora Aparecida tornou-se a padroeira do Brasil?

A aparição da imagem da santa em um rio de São Paulo foi considerada um milagre que motivou a construção de templos e cidades

Foto: Reprodução

O dia 12 de outubro é feriado nacional por conta da Nossa Senhora Aparecida, santa considerada a padroeira do Brasil. No dia 12 de outubro de 1717, uma estátua de Nossa Senhora da Conceição foi resgatada do rio Paraíba do Sul, em São Paulo, por três pescadores. O episódio foi considerado um milagre e em 1745 uma capela foi construída para abrigar a imagem da santa, na cidade de Aparecida, São Paulo. 

Hoje Aparecida é o principal ponto de turismo religioso do país. Todos os anos, 12 milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional. Os três últimos papas, João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco, visitaram o local dedicado à santa. O jornalista Rodrigo Alvarez publicou em seu livro “Aparecida – A Biografia da Santa que Perdeu a Cabeça, Ficou Negra, Foi Roubada, Cobiçada pelos Políticos e Conquistou o Brasil”, que o mais provável é que alguém a tenha descartado no rio porque ela estava quebrada.

Não há um número consolidado sobre quantas igrejas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida existem no Brasil, mas certamente se trata da santa de maior devoção popular no país. Acredita-se que a devoção à santa venha aumentando nos últimos anos graças à profusão de canais de TV e espaços na internet e redes sociais dedicados a espalhar a fé católica. 

De acordo com especialistas, entretanto, a devoção a Nossa Senhora Aparecida demorou para se espalhar em todo o Brasil. A fama de Nossa Senhora Aparecida se espalhou mesmo com o trabalho realizado pelos missionários da Congregação Redentorista, que iniciaram os serviços em Aparecida em 1895.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.