Por que devemos beber água mesmo sem sede

Um copo d’água junto com cada refeição pode ajudar no desempenho físico e mental

Um copo d’água durante as refeições pode ajudar no desempenho físico e mental | Foto: divulgação

A água desempenha as mais diversas funções no corpo humano, incluindo até mesmo a composição do organismo. Outro feito da água é promover a realização de reações químicas, uma vez que, na maioria dos casos, a substância deve estar em solução aquosa para que a reação aconteça.

O corpo humano é composto em 60% por água – o cérebro, cerca de 90%. O líquido mais importante do mundo é responsável por hidratar a pele, digerir alimentos e permitir que os rins eliminem os resíduos do organismo. Além disso, a água ajuda no desempenho físico e mental.

De acordo com o professor de fisiologia do exercício da Universidade de Stirling, na Escócia, Stuart Galloway, se o ser humano não repõe a perda de fluidos, acaba ficando com déficit de água corporal isso pode prejudicar o desempenho físico e metal, além da sensação de fatiga.

“O que muita gente não sabe é que até mesmo uma desidratação leve —perda de 1% a 2% da água do nosso corpo— pode prejudicar nosso desempenho físico e mental, como nossa função cognitiva”, afirma o especialista.

O especialista explica que a água é essencial para a realização de uma série de processos no corpo.  “Como estamos constantemente perdendo fluidos por meio da respiração, do suor e da urina, precisamos repor isso com a água que obtemos a partir de bebidas e outros alimentos”, explica. E esta reposição é importante sobretudo quando está calor ou quando pratica exercícios físicos.

Perigo da desidratação

Galloway lembra, no entanto, que as necessidades diárias de cada pessoa variam de acordo com uma série de fatores. “Depende da temperatura do ambiente em que estamos, de quanta atividade física estamos fazendo e das perdas com suor.”

Segundo ele, a frequência e a cor da sua urina podem ser um bom indicador. “Se você urina cinco ou seis vezes por dia, ou talvez até sete vezes por dia, provavelmente está bebendo a quantidade certa de líquido. Se você faz xixi apenas 3 ou 4 vezes por dia, possivelmente não está bebendo o suficiente. E se você vai mais de 7 ou 8 vezes ao dia, provavelmente está bebendo demais”, acrescenta.

Uma maneira óbvia de repor fluidos seria sentir sede, mas Galloway indica que esta não é melhor opção. “Em humanos, quando você fica com sede, você já perdeu cerca de 1% a 2% de sua massa corporal total na forma de água”, diz ele, lembrando os efeitos prejudiciais da desidratação leve ao nosso desempenho físico e mental.

Excesso

Já para aqueles que tomam água em excesso, consumir muito o líquido pode ser perigoso, segundo o especialista. “Há estudos com corredores de maratona em que as pessoas ingeriram água em excesso e acabaram com uma condição chamada hiponatremia, caracterizada pela baixa concentração de sódio no sangue, e que pode levar a complicações e morte em casos extremos”, indica Galloway.

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