Por dia, 13 postes em Goiás são atingidos em acidentes de trânsito, diz Equatorial

15 maio 2024 às 16h01

COMPARTILHAR
As colisões veiculares com postes, que resultam em quedas dessas estruturas, representaram uma média de cerca de 13 acidentes por dia em Goiás, nos primeiros quatro meses de 2024, segundo levantamento da Equatorial Goiás.
Durante este período, foram registrados 1.557 acidentes. As cidades com os maiores índices de ocorrências são Goiânia, Aparecida de Goiânia e Rio Verde, seguidas por Inhumas, Luziânia, Formosa, São Luís de Montes Belos, Pires do Rio e Iporá.
A concessionária identificou que esses acidentes tendem a ocorrer com mais frequência nos finais de semana, entre sexta e segunda-feira. É importante ressaltar que tais colisões representam um risco considerável para a segurança pública.
Procedimentos
Em caso de acidentes envolvendo postes, é recomendado alguns procedimentos a serem adotados, como por exemplo entrar em contato imediatamente com a empresa para desligamentos emergenciais e substituição da estrutura.
Vinicyus Lima, gerente do Centro de Operação Integrado da Equatorial Goiás, destaca que a reposição de um poste danificado demanda, em média, seis horas de trabalho das equipes de manutenção, incluindo a reconstrução da rede elétrica afetada.
“Em alguns casos mais graves e complexos, é necessário aguardar liberação da perícia policial para iniciarmos os trabalhos de recomposição, o que pode aumentar o tempo em que os clientes ficam sem energia”, comenta.
De acordo com a Equatorial Goiás, as seguintes medidas são sugeridas:
- Em caso de queda de cabos, permaneça dentro do veículo, evitando o contato com partes metálicas, até a chegada das equipes especializadas;
- Evite tocar em cabos no solo ou sobre o veículo, e não se aproxime de estruturas danificadas;
- Se um poste cair sobre o veículo, permaneça no automóvel até a chegada do socorro;
- Em situações envolvendo pedestres, não se aproximem da área afetada e solicitem ajuda imediatamente;
- Mantenha o veículo regularmente revisado, incluindo pneus, freios, faróis e retrovisores;
- Evite dirigir sob a influência de álcool, drogas ou distrações como o uso de celular;
- Adapte a velocidade às condições da pista e do clima, especialmente em condições adversas;
- Respeite sempre as regras de trânsito e os limites de velocidade.
Para relatar casos, solicitar serviços ou obter informações, os clientes podem utilizar os canais de atendimento oficiais da empresa, incluindo a Agência Virtual no site, o aplicativo Equatorial Goiás, o atendente virtual Clara via WhatsApp (62) 3243-2020, o Call Center (0800 062 0196) ou as agências físicas distribuídas por todo o estado, fornecendo o local com ponto de referência.
Leia também: