As produtoras Jambo&Jambú (GO) e YuriGami (SP) estão liderando o projeto “Pop-up em Cena”, que trouxe a Goiânia três laboratórios de criação focados no teatro de formas animadas, culminando em uma aula-espetáculo que será apresentada nesta sexta-feira, 30, às 19h, na Oficina Cultural Geppetto. A entrada é gratuita, com a sugestão de doações de leite e fraldas para a Ação Solidária do projeto Goiás Social. O evento, que conta com acessibilidade em Libras, faz parte do Edital de Ações Formativas em Goiás da Lei Paulo Gustavo.

Ao longo de agosto, os participantes passaram por três módulos de formação, explorando a integração de livros Pop-up como dispositivos dramatúrgicos no teatro de animação. A aula-espetáculo resultante dessa experiência busca ampliar a percepção do público sobre as possibilidades narrativas e teatrais que a literatura interativa oferece. Segundo os realizadores, o projeto visa formar novos atores, pesquisadores e criadores, utilizando o teatro de formas animadas e a literatura interativa como base.

Sobre os artistas-orientadores

Liana Yuri: Nascida em Santo André-SP, descendente de Okinawanos, é artista plástica, design de engenheira de papel e atriz. Tem formação em Letras, Biblioteconomia e especialização em Engenharia de papel, com bolsa de estudos pelo edital de intercâmbio do Ministério da Cultura em 2015. Ganhou o prêmio de Menção Honrosa no projeto Pop-upAI do Moveable Book Society (EUA), em 2023. Faz parte do Núcleo de Livros de Artista e juntos realizam o projeto EMERGIR – Leituras expandidas com livros pop-ups para a pesquisa, difusão e incentivo com livros interativos. Realizou os projetos de Intervenções artísticas, projetos de design com engenharia de papel, criação e consultoria em trabalhos para diversos grupos teatrais. Faz parte do Grupo Sobrevento de Teatro como atriz, cenógrafa, aderecista e designer gráfica.

Milton Aires: Nascido em Belém do Pará, vive em Goiás desde 2014. É um ator de carreira e produtor cultural, licenciado em Dança pelo IFG. Atuante no Teatro desde 1999, no Audiovisual/Cinema desde 2004 e na dança desde 2008. Compõe a Coleção e/ou – Vol.3 de antologias poéticas da Nega Lilu Editora (2022). Autor da pesquisa “Cena-memória: poética de atuação de um ator dançarino” – projeto publicado pelo edital a_ponte: cena do teatro universitário do Itaú Cultural 2022. Ator nos filmes/séries/TV: “Guerreiros do Sol” Novela Globoplay (2025); “Ensaio House Of Fun”, curta (2022); “Amazônia Oculta”, Série de TV, Ep. Abissal (2021); “Curral de Peixe”, curta (2021); “Orla”, curta (2018); “Órfãos do Eldorado”, longa (2015); “Quando Ladram os Cães”, curta (2014); “Tambatajá de Marrí”, media (2013); “O Sol do Meio-Dia”, longa (2009) e “ARAGUAIA – A Conspiração do Silêncio”, longa (2004); entre outras obras teatrais e de dança.

Daniel Viana: Nascido em Poços de Caldas (MG), vive em São Paulo, é poeta, ator, dramaturgo e arte-educador. Cursou Direção Teatral pela Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), graduado em Letras pelo Instituto Singularidades, atualmente é mestrando em Arte-Educação pelo Instituto de Artes da Unesp. Autor de livros de contos e poemas. Criador do projeto Guardanapos Poéticos que realiza intervenções com criação de poesia ao vivo em espaços urbanos. Dedica-se à pesquisa de temas relacionados à literatura e cidade. No teatro, trabalhou diretamente com grupos renomados, como Grupo Oficcina Multimédia, Grupo XIX de Teatro, Cia TuMateixa e Grupo Esparrama; nas funções de ator, assistente de direção e dramaturgista. Desde 2013 integra o elenco do Grupo Sobrevento, referência na linguagem do Teatro de Formas Animadas, exercendo as funções de ator-criador em 7 dos espetáculos de repertório do grupo. Seu trabalho com literatura foi adaptado para o teatro, audiovisual, circo e dança. Em 2015, foi considerado pelo Museu da Língua Portuguesa um dos poetas destaques da literatura contemporânea, tendo seu trabalho exposto na ocupação Poesia Agora.