Pomar dos Macacos será inaugurado no Parque Areião

Animais terão acesso reservado a pitanga, caju, ingá, jabuticaba, mangaba, seriguela, abacate, entre outras. Espaço também terá orientações para que os frequentadores abandonem o hábito de oferecer alimentos aos macacos

A Prefeitura de Goiânia vai inaugurar, nesta quarta-feira, 22 o Pomar dos Macacos, um espaço reservado para o plantio de mudas de árvores frutíferas, no Parque Municipal Areião Washington Novaes, Setor Marista. Ao todo, serão plantadas cerca de 150 mudas no local. O objetivo da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) é garantir o bem-estar e alimentação natural, além de proporcionar segurança aos animais que vivem no parque. Entre as árvores escolhidas estão a pitanga, caju, ingá, jabuticaba, mangaba, seriguela, abacate, entre outras.

Além das novas mudas, o Pomar dos Macacos também terá placas de identificação e de orientação para conscientizar os frequentadores a abandonarem o hábito de oferecer alimentos aos animais. De acordo com a Amma, a iniciativa vai recompor a área vegetativa, que é cíclica e necessita dessa recuperação em decorrência de quedas e retiradas necessárias; e vai estimular que os frequentadores parem de alimentar os animais de forma indiscriminada.

“Quando as pessoas oferecem alimentos atrapalham o instinto de sobrevivência dos macacos. Com isso, passam a sair dos hábitats naturais, e esse comportamento pode gerar ataques, transmissão de doenças e até atropelamentos”, explicou a médica veterinária e gerente de Fauna da Amma, Isabela Saddi.

O Parque Areião fica na região Sul de Goiânia, nos setores Pedro Ludovico Teixeira e Marista, trata-se de uma área de preservação permanente com vegetação de floresta da galeria e vereda. O próximo a receber as mudas frutíferas será o Parque das Laranjeiras, localizado na região leste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.