Presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre o resultado das urnas colombianas

No domingo (19), a Colômbia elegeu para presidência o ex-prefeito de Bogotá Gustavo Petro, de 62 anos. Com a derrota do populista Rodolfo Hernández, de 77 anos, o país terá pela primeira vez um esquerdista no chefe do executivo e, também, uma vice-presidente negra – a ativista ambiental Francia Márquez, companheira de chapa de Petro.

No Brasil, políticos e pré-candidatos comentaram o cenário político colombiano. O presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre o resultado das urnas. Apesar de não ter publicado comentários nas redes sociais, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), desejou, durante coletiva de imprensa, sorte ao novo presidente: “A relação é de Estado para Estado, independente do governo”, afirmou.

Confira algumas das opiniões:

Ciro Gomes – Pré-candidato à presidência

“Parabéns aos colombianos e ao presidente eleito Gustavo Petro. É sempre motivo de alegria quando um dinossauro de direita some do mapa. Mas para a esquerda, não basta vencer. É preciso governar bem. Só assim os monstros não voltam”.

Lula (PT) – Pré-candidato à presidência

“Felicito calorosamente os companheiros @petrogustavo @FranciaMarquezM e todo o povo colombiano pela importante vitória nas eleições deste domingo. Desejo sucesso a Petro em seu governo. A sua vitória fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina”.

Sofia Manzano (PCB) – Pré-candidata à presidência

“Saúdo a vitória da Frente Progressista da Colômbia com a eleição de Gustavo Petro à Presidência. Espero que esta frente represente avanços populares que supere a destruição de décadas de governos neoliberais e subservientes ao Imperialismo estadunidense. Avança classe trabalhadora”.

Léo Péricles – Pré-candidato à presidência

“Gostaria aqui de saudar a vitória de Gustavo Petro e Francia Marquez à Presidência da Colômbia. Uma vitória à esquerda que permite a possibilidade de avançar!

Que tenham a capacidade d mobilizar o povo para as grandes mudanças que tanto o povo colombiano anseia!”

Rubens Otoni (PT) – Deputado federal e pré-candidato à reeleição

“UM NOVO CAMINHO Vitória na Colômbia: Um novo caminho para toda América Latina e Caribe”

Fábio Júnior (PT) – Pré-candidato a deputado estadual

“A Colômbia precisa de mudanças, e mudará com seu primeiro presidente progressista. 

Chega de governos de extrema-direita ligados ao narcotráfico, vendendo nossos países. Em breve a mudança será no Brasil!”

Adriana Accorsi (PT) – Deputada estadual e  pré-candidata a deputada federal

A deputada estadual repostou uma arte acompanhada do comentário: “No novo tempo, apesar dos perigos Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver”. Para completar, ela publicou: “bom dia com esperança”.