Políticos e pré-candidatos brasileiros comentam vitória de Gustavo Petro na Colômbia
20 junho 2022 às 17h54
COMPARTILHAR
Presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre o resultado das urnas colombianas
No domingo (19), a Colômbia elegeu para presidência o ex-prefeito de Bogotá Gustavo Petro, de 62 anos. Com a derrota do populista Rodolfo Hernández, de 77 anos, o país terá pela primeira vez um esquerdista no chefe do executivo e, também, uma vice-presidente negra – a ativista ambiental Francia Márquez, companheira de chapa de Petro.
No Brasil, políticos e pré-candidatos comentaram o cenário político colombiano. O presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre o resultado das urnas. Apesar de não ter publicado comentários nas redes sociais, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), desejou, durante coletiva de imprensa, sorte ao novo presidente: “A relação é de Estado para Estado, independente do governo”, afirmou.
Confira algumas das opiniões:
Ciro Gomes – Pré-candidato à presidência
“Parabéns aos colombianos e ao presidente eleito Gustavo Petro. É sempre motivo de alegria quando um dinossauro de direita some do mapa. Mas para a esquerda, não basta vencer. É preciso governar bem. Só assim os monstros não voltam”.
Lula (PT) – Pré-candidato à presidência
“Felicito calorosamente os companheiros @petrogustavo @FranciaMarquezM e todo o povo colombiano pela importante vitória nas eleições deste domingo. Desejo sucesso a Petro em seu governo. A sua vitória fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina”.
Sofia Manzano (PCB) – Pré-candidata à presidência
“Saúdo a vitória da Frente Progressista da Colômbia com a eleição de Gustavo Petro à Presidência. Espero que esta frente represente avanços populares que supere a destruição de décadas de governos neoliberais e subservientes ao Imperialismo estadunidense. Avança classe trabalhadora”.
Léo Péricles – Pré-candidato à presidência
“Gostaria aqui de saudar a vitória de Gustavo Petro e Francia Marquez à Presidência da Colômbia. Uma vitória à esquerda que permite a possibilidade de avançar!
Que tenham a capacidade d mobilizar o povo para as grandes mudanças que tanto o povo colombiano anseia!”
Rubens Otoni (PT) – Deputado federal e pré-candidato à reeleição
“UM NOVO CAMINHO Vitória na Colômbia: Um novo caminho para toda América Latina e Caribe”
Fábio Júnior (PT) – Pré-candidato a deputado estadual
“A Colômbia precisa de mudanças, e mudará com seu primeiro presidente progressista.
Chega de governos de extrema-direita ligados ao narcotráfico, vendendo nossos países. Em breve a mudança será no Brasil!”
Adriana Accorsi (PT) – Deputada estadual e pré-candidata a deputada federal
A deputada estadual repostou uma arte acompanhada do comentário: “No novo tempo, apesar dos perigos Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver”. Para completar, ela publicou: “bom dia com esperança”.