Polícias Civil e Militar: concursos já têm datas para publicação de editais

Cronograma foi divulgado nesta quinta-feira pelo vice-governador José Eliton

Datas foram confirmadas em  entrevista coletiva na PPLT | Foto: Wildes Barbosa

Datas foram confirmadas em entrevista coletiva na PPLT | Foto: Wildes Barbosa

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, e o titular da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita, divulgaram nesta quinta-feira (30/6), durante entrevista coletiva no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o cronograma dos concursos públicos para provimento de 3.396 vagas nas forças policiais do Estado.

O primeiro certame será o da Polícia Civil que oferece 280 vagas para agentes substitutos e 220 para escrivães substitutos. O edital será publicado no próximo dia 22 de julho.

A data prevista para a publicação do edital para o concurso público para provimento de 2.500 vagas de soldados de 3ª classe da Polícia Militar será no dia 19 de agosto, quando se conhecerá todo o cronograma definido para a seleção.

Nos próximos dias, serão divulgados os cronogramas dos demais concursos, para o Corpo de Bombeiros, delegados da Polícia Civil, oficiais para a Polícia Militar e fiscais da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon).

Além do concurso para o provimento das 500 vagas de agentes e escrivães, a Polícia Civil terá, também, outro concurso para selecionar 36 profissionais para o cargo de delegado. Na Polícia Militar, o efetivo será ampliado em 2.500 policiais e em 80 oficiais. Estão previstos, ainda, concurso para o Corpo de Bombeiros Militar, para 250 novos soldados e para a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), que poderá ser de até 30 vagas.

No concurso da Polícia Civil, o salário base inicial para os agentes e escrivães substitutos será de R$ 1,5 mil, e o nível de escolaridade exigido é o superior, conforme acordado entre entidades representativas das categorias e a lei aprovada na Assembleia Legislativa. Acréscimos no exercício das funções podem elevar esse valor para em torno de R$ 3 mil.

De acordo com o cronograma divulgado pela Segplan, o período de inscrições para o concurso da Polícia Civil será de 1º a 30 de agosto e a data da prova, 18 de setembro. A empresa contratada para realização do certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), da Universidade de Brasília (UnB).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.