Ao todo, cinco policiais militares foram indiciados por suspeita de colaboração com organização criminosa. Entre os chefes do grupo estão um PM e um ex-PM

São cumpridos 32 mandados de prisão preventiva e 71 de busca e apreensão contra milícia que atua na Baixada Fluminense. Foto: Reprodução.

Nesta quarta-feira, 27, a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram a Operação Consagrado, uma ação que deve cumprir 32 mandados de prisão preventiva e 71 de busca e apreensão contra milícia que atua na Baixada Fluminense.

A operação investiga uma organização criminosa estruturada que obtém vantagem indevida com práticas de crimes graves, como homicídios, extorsões e porte ilegal de arma de fogo. Além disso, o grupo explora sinal clandestino de TV e internet, serviço de segurança e pontos de mototáxi.

Ao todo, cinco policiais militares foram indiciados, três deles por suspeita integrarem a milícia. Entre os chefes do grupo estão um PM e um ex-PM.

Outros dois PMs, lotados no batalhão de Mesquita, foram indiciados por corrupção passiva. De acordo com as investigações, eles recebiam pagamentos para não coibir a atividade criminosa.