Polícia Militar realiza entrega de alimentos em comunidades Kalunga
26 março 2016 às 13h08
COMPARTILHAR
Foram 16 toneladas de doações arrecadadas para as vítimas da enchente. Há um ano, PM realiza ações de política comunitária com a população da região
Terminou na última sexta-feira (25/3) o trabalho de distribuição de 16 toneladas de alimentos para as comunidades Kalunga atingidas pela enchente no mês passado. O trabalho realizado pela Polícia Militar passou pelas comunidades de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás, Vão do Moleque, Vão de Almas, Riachão e Saco Grande.
O alimento foi arrecado pelos agentes da PM junto aos alunos da Academia e estudantes dos colégios militares. O Exército brasileiro cedeu os caminhões e para o transporte das doações até os destinos, que ficam a cerca de 700 km de Goiânia.
Há um ano a PM desenvolve o Programa Kalunga na comunidade de mesmo nome. Entre as ações, está a implantação da Polícia Comunitária e a conscientização por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), programa adaptado do modelo norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.) surgido em 1983, e que chegou ao Brasil em 1992. Em Goiás, o programa também é voltado para a prevenção de crimes de natureza sexual.
Visita
Logo após a tragédia causada pelas chuvas na região, o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, na época governador interino, seguiu para a região para prestar assistência às famílias atingidas.
Na ocasião, José Eliton afirmou que o Governo do Estado iria ajudar na reconstrução das casas destruídas pela chuva: “Estamos consternados com a tragédia e vamos prestar toda a assistência às famílias atingidas”, garantiu. Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) foram destinados cheques moradias para realizar as reconstruções.
Ficou estabelecido também que a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) realizaria estudos para a reforma das pontes danificadas na região. Entre elas, a ponte sobre o Rio dos Bois, em Teresina de Goiás, que foi levada pela enchente e deixou 270 famílias da comunidade isoladas. (Com Comunicação PM5)