Polícia investiga laboratório de análises clínicas por fraudes em três cidades de Goiás

29 abril 2024 às 17h03

COMPARTILHAR
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) da Polícia Civil de Goiás (PCGO) realizou nesta segunda-feira, 29, o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em Goiânia, Senador Canedo e Nova América, para investigar possíveis fraudes em exames conduzidos pelo Laboratório Vida, atuante no ramo de análises clínicas.
Conforme constatado em relatório de auditoria da Vigilância Sanitária do Município de Goiânia, somente no mês de janeiro de 2024, o laboratório emitiu mais de noventa laudos de exames de urocultura e coprocultura (ambos para detecção de bactérias) em violação às normativas sanitárias.
O Jornal Opção entrou em contato com o Laboratório Vida para ouvir o posicionamento da empresa, mas não obteve resposta até a publicação da matéria. O espaço segue aberto.
Operação policial
Esses resultados teriam sido entregues aos pacientes sem que o laboratório possuísse os equipamentos necessários para a realização das análises. Além disso, a polícia disse que não havia terceirização das amostras biológicas para outros estabelecimentos especializados.
As condutas sob investigação podem ser tipificadas como crimes contra a saúde pública, contra a fé pública e contra as relações de consumo, acarretando penas que podem ultrapassar dez anos de reclusão.
Leia também: