Polícia Federal abre seleção para mil vagas em novo concurso

14 fevereiro 2025 às 11h47

COMPARTILHAR
A Polícia Federal (PF) autorizou, nesta sexta-feira, 14, por meio de publicação no Diário Oficial da União, a realização de um novo concurso público para preencher mil vagas em diferentes cargos. O objetivo é reforçar o quadro da instituição, com vagas destinadas a importantes funções no combate ao crime organizado e à proteção das fronteiras do país.
O concurso irá oferecer oportunidades para os seguintes cargos: 120 vagas para delegado de Polícia Federal, 69 para perito criminal federal, 630 para agente de Polícia Federal, 160 para escrivão de Polícia Federal e 21 para papiloscopista policial federal.
A distribuição das vagas visa atender às necessidades da instituição em diversas áreas, com destaque para a ampliação das equipes de investigação e controle. A assinatura da autorização foi feita pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. Agora, o próximo passo será a publicação do edital de abertura, que deve ocorrer dentro de até seis meses, conforme o cronograma definido.
Este concurso já havia sido antecipado pelo governo federal no início deste ano, quando foi confirmado o plano de oferecer mil vagas em 2025 e outras mil em 2026. O anúncio oficial ocorreu após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do governo no Palácio do Planalto.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ressaltou a importância das novas contratações para o aprimoramento do trabalho da Polícia Federal, especialmente no enfrentamento ao crime organizado e na segurança das fronteiras. Segundo Lewandowski, os dois mil novos policiais, distribuídos em todo o Brasil, terão um papel fundamental na atuação contra o crime ambiental e na segurança pública em geral.
Embora a autorização tenha sido concedida, a ministra da Gestão, Esther Dweck, esclareceu que a nomeação dos aprovados deverá ocorrer somente no final de 2025.
Inscrições
A responsabilidade pela organização do concurso será da própria Polícia Federal, que definirá todos os detalhes do processo seletivo, incluindo as etapas de inscrição e as datas das provas. Em publicação na rede social X, a corporação avisa que foi autorizado o concurso para a carreira administrativa.
No fim de janeiro, Ricardo Lewandowski, anunciou a realização de um novo concurso da Polícia Federal para preenchimento de duas mil novas vagas, ampliando o número de integrantes da corporação de 13 mil para 15 mil policiais.Na ocasião, Lewandowski previu que a entrada efetiva dos aprovados no concurso público deve ocorrer até o fim deste ano ou em 2026.
Leia também Justiças estadual e federal, PF e MPF inocentam Marcos Cabral;