Uma mulher é suspeita de maus-tratos e abandono de animais, no setor Parque Industrial, em Goiânia. De acordo com a delegada de polícia que investiga o caso, Simelli Lemes, a mulher teria se mudado da residência no dia 15 de janeiro e, desde então, os animais estavam abandonados sem alimentos, água e cuidados como limpeza do local. A polícia identificou nove animais, entre eles cães adultos, filhotes e uma cadela prenha.

Lemes conta que chegou até o local através da denúncia de vizinhos, que ao perceberem o desespero dos animais em água e alimentos, ligaram para a polícia e alimentaram os animais. “No depoimento a mulher alegou que estava em condições financeiras precárias e que o dono da casa havia aumentado o aluguel e ela teria ficado sem condições de pagar”, disse ao Jornal Opção.

Ela conta ainda no momento da perícia a cadela precisou ser socorrida pois entrou em trabalho de trabalho. A investigada pode responder pelo crime de maus-tratos qualificado pela espécie canina e felina, cuja pena é de 2 a 5 anos de prisão.

Os animais estão recebendo cuidados dos próprios moradores, mas como não há uma rede de apoio e acolhimento desses animais, se não forem adotados eles permanecerão em situação de abandono. Lemes conta que, apesar dos requerimentos, o centro de Zoonoses de Goiânia não recebe animais nessas situações e que depende do apoio de ONGs para o resgate.

A delega alerta para os sinais de abandono de animais e conta que a maioria dos casos identificados é através de denúncia de moradores ou vizinhos. “Identificar se o choro daquele animal é constante, é preciso observar também os aspectos do local onde eles estão”, conta. Ela diz, no entanto, que apesar da legislação, Goiânia não conta com um abrigo público para receber esses animais e que a delegacia conta com o apoio da rede de protetores de animais e de vizinhos que adotam.

Leia também:

Campanha conscientiza contra abandono de animais e traz canais de denúncia; veja

Homem é preso por manter centenas de animais em situação de abandono e fome