A relação entre o homicídio do ex-vereador Jair Barbosa Tavares, mais conhecido como Zico Bacana, e o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, foi descartada neste primeiro momento. Zico e o irmão, Jorge Tavares, foram mortos a tiros, em Guadalupe, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira, 7. 

Em abril de 2018, o ex-parlamentar prestou depoimento na Delegacia de Homicídios (DH) sobre o assassinato de Marielle e de Gomes. Ele também foi investigado por supostamente controlar uma milícia no mesmo bairro onde foi baleado.

Zico já tinha sofrido uma tentativa de assassinato em novembro de 2020. Na ocasião, ele afirmou que foi baleado de raspão na cabeça em um bar em Ricardo de Albuquerque depois de um dia de campanha.

Homicídio 

Segundo testemunhas, um carro passou com homens armados atirando na direção da padaria onde Zico e o irmão estavam. O ex-vereador foi baleado na cabeça. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, mas não resistiu. O irmão dele, Jorge Tavares, foi levado para o Hospital Carlos Chagas, mas também morreu.

Os dois estavam com um segurança. Ele teria sido baleado no braço e na perna e também levado para a unidade de saúde. Além de Zico Bacana e do irmão, a polícia confirmou que uma terceira pessoa foi morta. Marlon Correia dos Santos estava passando pelo local e acabou atingido pelos disparos. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).

source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source source