Polícia de Porto Alegre identifica dois torcedores acusados de atos racistas contra o goleiro do Santos

Por bem ou por mal, o ataque sofrido pelo goleiro Aranha trouxe novamente o tema da (in)tolerância de volta ao centro dos debates

aranha

O goleiro sofreu ataques de torcedores na última quarta-feira

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul trabalha na identificação dos torcedores acusados de agredir verbalmente o goleiro Aranha, do Santos, na última quarta-feira (27/8), em partida disputada em Porto Alegre.

Até o momento, dois torcedores e sócios do Grêmio foram identificados, entre eles a jovem que apareceu em vídeos chamando o atleta de “macaco”. Mais três pessoas foram identificadas pelo Grêmio.

Para ter mais efetividade na investigação, a polícia solicitou as imagens do circuito interno do estádio no dia seguinte ao do jogo (28). De acordo com Santos, até agora, os vídeos não foram entregues aos investigadores. A expectativa é que o inquérito seja concluído em 30 dias.

A torcedora flagrada ofendendo o goleiro foi afastada do trabalho. Ela é funcionária de uma empresa prestadora de serviços ao centro médico e atuava como auxiliar de saúde bucal.

“A autoridade policial que preside o inquérito ainda não cogitou essa hipótese”, afirmou o comissário Sousa, da 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. Para ele, primeiro, é preciso identificar qual foi a participação de cada torcedor nos fatos. “Tudo tem que ser provado no inquérito, não pode se provar na imprensa”, alertou, acrescentando que as investigações estão bem encaminhadas e seguem o procedimento padrão da polícia.

Nesta sexta-feira (29), a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) informou que processará o Grêmio por injúria racial, já que o clube, conforme o Estatuto do Torcedor e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), é responsável também pelos torcedores. Por sua vez, o clube divulgou nota em que repudia o que classificou como ato de racismo e afirma que busca identificar os torcedores que agrediram o goleiro santista.

Veja abaixo os insultos de uma das torcedoras:

https://www.youtube.com/watch?v=2rc_u7SDU-A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.