Membros da área conhecida como “disciplina”, um dos setores vitais que compõem o Primeiro Comando da Capital (PCC), foram alvo de uma megaoperação nesta sexta-feira, 30, em Goiás e no Distrito Federal. Os faccionados são responsáveis por punir, recrutar e batizar novos membros na capital do país e nos municípios goianos do entorno.

LEIA TAMBÉM

Liderança do PCC é presa em flagrante no centro de SP

Membro do PCC responsável por batizar ‘irmãos’ em Goiás é preso durante operação em três estados

Ao todo, a Polícia Civil de Brasília (PC-DF) cumpre 90 mandados judiciais, sendo 47 de prisão temporária e outros 43 de busca e apreensão. Parte dos 342 policiais, incluindo delegados, agentes de polícia e policiais penais, buscam provas em celas de quase todas as unidades prisionais do Complexo Penitenciário da Papuda.

Os mandados são cumpridos no Centro de Detenção Provisória (CDP), Presídios do Distrito Federal I, II e IV (PDF I, II e IV), Centro de Internamento e Reeducação (CIR) e Presídio Feminino (PFDF). Outros mandados foram cumpridos em endereços residenciais de faccionados. 

As ações se estenderam ainda pelas cidades de Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Luziânia, além das regiões de Planaltina, Riacho Fundo II, São Sebastião, Guará, Sobradinho I, Sobradinho II, Recanto das Emas, Ceilândia, Itapoã e Cidade Estrutural, que são administradas pelo do DF. A ação também ocorre em Mogi das Cruzes, em São Paulo, estado berço da maior facção da América Latina.

As investigações revelaram que os integrantes da organização criminosa estavam envolvidos em outras atividades ilícitas, como tráfico de drogas, crimes patrimoniais e crimes violentos, com o objetivo de expandir as operações na capital federal. 

A operação contou com o apoio do Núcleo de Fiscalização do Sistema Penitenciário do Ministério Público do Distrito Federal (Nupri/MPDFT) e com o suporte operacional da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e de outras unidades da Polícia Civil vinculadas ao Departamento de Atividades Especiais (Depate) e do Departamento de Polícia Especializada (DPE).