Polícia Civil de Goiás se destaca em elucidação de crimes e redução da criminalidade
22 novembro 2024 às 17h49
COMPARTILHAR
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) tem se consolidado como referência nacional na resolução de crimes e na redução de índices de criminalidade. Com um percentual de 86% de elucidação de casos, mais que o dobro da média nacional, a instituição reafirma sua eficácia e o impacto direto de suas operações na segurança pública. De janeiro a setembro de 2024, o estado registrou um aumento de 43,5% no número de operações policiais em relação ao mesmo período do ano anterior.
O governador Ronaldo Caiado destacou, nesta sexta-feira, 22, o desempenho de excelência da PCGO no combate à criminalidade. Durante o 1º Congresso Jurídico de Delegados de Polícia do Centro-Oeste, em Goiânia, Caiado ressaltou que o estado alcançou um bom índice de ações estratégicas e do uso de inteligência no combate ao crime.
As ações da PCGO têm alcançado resultados, com destaque para operações como a conduzida pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), que desarticulou esquemas de fraudes eletrônicas e resultou em mais de 50 prisões em um único dia. O reforço na área de inteligência, somado à criação do Departamento de Crimes Cibernéticos, tem dificultado as atividades de organizações criminosas e ampliado a capacidade de investigação em um cenário cada vez mais digitalizado.
Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas avançadas tem permitido à Polícia Civil mapear e rastrear crimes com maior precisão. O delegado-geral André Ganga enfatizou que o foco está em inibir a ação de criminosos e proteger a população. A Polícia Civil vem dificultando ação de criminosos aqui no nosso estado”, afirmou.
Resultados vistos na segurança pública
Os dados reforçam o impacto das ações policiais no estado. Comparando o período de janeiro a setembro de 2018 com o mesmo intervalo em 2024, os casos de latrocínio diminuíram 85%, enquanto homicídios dolosos tiveram redução de 56,07%. Já os homicídios tentados caíram 20,39%, e os roubos a transeuntes registraram queda de 88,03%.
O estado também se destacou em outras áreas, com redução de 93,18% nos roubos de veículos e 87,99% nos roubos a comércios. Desde 2018, não há registro de roubos a instituições financeiras, conhecidos como “Novo Cangaço”. Os crimes em propriedades rurais, um problema recorrente em outras regiões do país, também apresentaram uma redução de cerca de 81%.
Capacitação e ampliação do efetivo
Outro pilar da PCGO tem sido o constante investimento em capacitação e a ampliação do efetivo. Em janeiro de 2024, foram nomeados 40 novos delegados, 430 agentes, 273 escrivães e 56 papiloscopistas.
“Temos trabalhado no sentido de dar segurança plena ao cidadão”, afirmou Caiado.
A atuação da PCGO também recebeu elogios de especialistas de outras regiões. A desembargadora Ivana David, do Tribunal de Justiça de São Paulo, elogiou os esforços do estado em promover a segurança. “Goiás é um estado que funciona muito bem, onde você pode sair com o seu relógio na rua. Com essa possibilidade de discutir e trocar experiências, podemos construir um país mais ético”, declarou.
Os avanços obtidos pela Polícia Civil de Goiás têm impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. A redução dos índices de criminalidade se reflete na maior sensação de segurança e na preservação de bens e vidas. Crimes como roubos a cargas, por exemplo, praticamente desapareceram, com uma redução de 97,31% no período analisado.
Leia também:
Polícia Penal reforça segurança nos presídios goianos em operação de fim de ano
Grupo que usava ex-companheiros para lavar dinheiro é alvo de operação em Goiás