As movimentações de bastidores e as redes dos candidatos à Prefeitura de Anápolis indicam que a tônica do debate será a polarização entre Antônio Gomide (PT) e Márcio Correa (PL). O evento Opção Debates reúne, nesta terça-feira, 10, a partir das 19h, os cinco postulantes ao cargo de chefe do Executivo em uma dos principais colégios eleitorais do Estado de Goiás. Eerizania Freitas (UB) e Hélio da Apae (PSDB) correm por fora em busca de crescimento nas pesquisas de intenção de votos, mas devem focar na apresentação de propostas, críticas a atuão gestão e um possível retorno do petista.

Como será

O debate terá quatro blocos, sendo dois de tema livre. O terceiro bloco será temático com o sorteio de assuntos que já foram pré-definidos pela produção do debate. Já o último bloco será dedicado a perguntas feitas por jornalistas de veículos de imprensa parceiros e também cada candidato terá oportunidade de fazer as considerações finais.

O Jornal Opção também vai realizar os debates com os candidatos à prefeitura de Aparecida de Goiânia no dia 11 de setembro, e com os candidatos a prefeito de Goiânia no dia 12 de setembro. Todos os três debates terão início às 19h, no Teatro Sesc. O eleitor poderá acompanhar os confrontos em tempo real pelos links https://www.jornalopcao.com.br/https://www.youtube.com/@jornalopcao1600 e redes sociais (Instagram e Facebook).

Confronto

O histórico de eleições em Anápolis é marcado por polarizações e reviravoltas desde os anos 90, mas esse antagonismo ganhou novos contornos com a ascenção do bolsonarismo na cidade, em especial durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O representante dessa corrente é Márcio Correa, que corre ainda com o apoio do vice-governador Daniel Vilela (MDB).

Nas últimas eleições, em que Roberto Naves (Republicanos) disputou contra Gomide, a presença, ainda que virtual, do ex-presidente teve um peso significativo para a disputa. De lá para cá, com a derrota em Brasília, o bolsonarismo perdeu forças na cidade. Por outro lado, com a vitória de Lula da Silva (PT) à presidente, há uma expectativa de presença do petista na campanha de Gomide. Durante passagem por Goiânia, o presidente deu sinalizações tímidas de que deve subir no palanque em Goiás, mas sinalizou para Adriana Accorsi (PT) e prometeu que voltaria mais vezes para Goiás.

Já Antônio Gomide, ex-prefeito por duas gestões na cidade, tenta recuperar o posto após oito anos. O Partido dos Trabalhdores em Anápolis é bem estruturado, mas nas ruas o antipetismo, assim como em Goiânia, ainda é latente.

Nas redes sociais, os programas de Gomide buscam focar nas propostas para a cidade. No entanto, a avaliação no QG de campanha petista é que o debate deve ser mais acirrado. Já Márcio Correa traz a presença de Bolsonaro e mostra aliança com outro candidato que busca polarizar a campanha, mas em Goiânia, Fred Rodrigues.

Eerizânia Freitas e Hélio da Apae fazem campanha tímida nas redes sociais. Hélio exibe propagandas com críticas a atuação gestão e destaca a saúde como principal bandeira, já Eerizânia está com as redes trancadas, exibindo material apenas para quem segue a candidata. Nos programas, Eerizânia destaca ser a candidata do governador Ronaldo Caiado (UB) que tem participação equidistante

Leia também:

Jornal Opção abre série de debates com candidatos à prefeitura de Anápolis