PMDB foi o partido que mais teve governadores vencedores no primeiro turno

Legenda do vice-presidente Michel Temer venceu em dez Estados, seguido pelo PT e PSDB que ganharam em cinco unidades federativas cada um

Apesar de se sair derrotado em Goiás nesta primeira etapa do pleito, o PMDB foi o partido que mais fez governadoriáveis no primeiro turno, quatro no total — a sigla venceu em dez Estados. Do quadro geral, Paulo Hartung (ES), Renan Filho (AL) e Marcelo Miranda (TO) foram eleitos e Jackson Barreto (SE) reeleito. No Rio Grande do Sul, José Ivo ficou na frente nesta primeira etapa do pleito e vai para o segundo turno com o atual governador Tarso Genro (PT). No Rio de Janeiro, o peemedebista Luiz Fernando Pezão (RJ) ganhou o primeiro turno, e vai enfrentar na segunda etapa o senador Marcelo Crivella (PRB), candidato ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.

O PT da presidente e candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT), conseguiu eleger logo no primeiro turno os candidatos Rui Costa na Bahia, Fernando Pimentel em Minas Gerais e Wellington Dias no Piauí. Os governadoriáveis do PSDB que saíram do primeiro turno triunfantes foram Beto Richa no Paraná e Geraldo Alckmin em São Paulo. Apesar de terem vencido a primeira etapa do pleito Marconi Perillo (GO) e Cassio Cunha (PB) vão para o segundo turno. O atual governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo do PSD foi reeleito.

O candidato do PCdoB ao governo do Maranhão, Flavio Dino, foi eleito no primeiro turno e desbancou o grupo político do ex-presidente e atual senador, José Sarney. O senador Pedro Taques do PDT foi eleito no primeiro turno em Mato Grosso. Mesmo vitorioso nesta primeira etapa das eleições, a legenda trabalhista da base de sustentação do governo Dilma, terá seu candidato, Waldez Goés, no segundo turno no Amapá.

O PSB da presidenciável derrotada, Marina Silva, está no segundo turno com Rodrigo Rollemberg no Distrito Federal, que venceu o candidato apoiado pelos ex-governadores José Roberto Arruda e Joaquim Roriz, Jofran Frejat (PP), no primeiro turno. Em Pernambuco, Paulo Câmara foi eleito nesta primeira etapa, assim como Chico Rodrigues em Roraima.

Os partidos aliados da presidente Dilma foram os que mais fizeram governadores no primeiro turno, totalizando dez: Renan Filho (PMDB-AL), Rui Costa (PT-BA), Paulo Hartung (PMDB-ES), Flávio Dino (PCdoB-MA), Pedro Taques (PDT-MT), Fernando Pimentel (PT-MG), Wellingnton Dias (PT-PI), Jackson Barreto (PMDB-SE), Raimundo Colombo (PSD-SC) e Marcelo Miranda (PMDB-TO).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.