PMDB adia decisão sobre realização ou não de prévias para o fim do mês

Presidente Samuel Belchior anunciou nova reunião para o fim do mês. Foto: Marcello Dantas/Jornal Opção Online

Presidente Samuel Belchior anunciou nova reunião para o fim do mês. Foto: Marcello Dantas/Jornal Opção Online

O diretório do PMDB marcou para o próximo dia 29 de abril a reunião que vai decidir se o partido realiza as prévias partidárias ou apenas as convenções que irão definir o seu pré-candidato ao governo estadual. O anúncio foi feito no início da tarde desta quarta-feira (16/4) pelo presidente estadual da legenda, o deputado estadual Samuel Belchior. Ele esteve reunido com integrantes da executiva na sede do partido, no Setor Aeroporto. Atualmente, o PMDB tem dois nomes na disputa: o do ex-governador Iris Rezende e o do empresário Júnior Friboi.

Afirmando que a executiva não tem competência para definir se a prévia será feita antes da convenção (que pode ocorrer a partir do dia 10 de junho), mas sim o diretório, Samuel explicou que o trâmite para isso é complexo, já que o ultimado depende de aprovação do conselho nacional do PMDB. No último dia 11, Friboi propôs que a decisão fosse antecipada até o próximo dia 10 de maio.

Samuel atestou que o melhor caminho seria o entendimento entre Iris e Friboi. Na oportunidade, ressaltou que o processo de realização de prévias é burocrático. Ele alertou que caso o consenso entre os dois não seja “bem definido” –– levando em conta o nível de acirramento existente dentro do partido ––, dificilmente as relações entre friboizistas e iristas irão se ajustar posteriormente. O peemedebista defendeu que as decisões não sejam tomadas apressadamente. “Precisamos buscar o entendimento sem trauma”, avaliou.

Conforme informou o presidente do partido, o diretório também definirá, caso haja prévias, se todos os partidários irão votar ou apenas os convencionais. A executiva é formada por 13 integrantes, incluindo Samuel; já o diretório tem 71 pessoas.

O local da reunião no final do mês ainda não foi escolhido, mas comenta-se que pode ser na Associação de Bancos de Goiás, Maranhão e Tocantins (Asban), no Setor Sul.

Silêncio

Os deputados federais Pedro Chaves e Leandro Vilela, apoiadores da pré-candidatura do empresário Júnior Friboi, estiveram na reunião. Entre os parlamentares estaduais compareceram Bruno Peixoto, Paulo Cezar Martins e Daniel Vilela. Os políticos optaram por não se pronunciar à imprensa e falaram que o presidente do partido o faria.

Vídeo de Valdir Raupp

Samuel Belchior comentou que ouviu falar sobre o vídeo em que o presidente nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp, alega que Iris Rezende “afirmava categoricamente” que não sairia candidato ao governo nas eleições deste ano. No entanto, relatou ao Jornal Opção Online que a conversa real não teria sido àquela dita pelo senador.

O vídeo foi compartilhado diversas vezes nas redes sociais. Nele, Raupp fala abertamente sobre os caminhos que levaram à pré-candidatura do empresário Júnior Friboi ao governo de Goiás e do impasse gerado a partir de movimentações nos bastidores que levaram Iris colocar-se também como pré-candidato há exatos 12 dias.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.