PM nos terminais de ônibus diminui indicadores de roubos e furtos na Grande Goiânia

Ação faz parte do programa Mais Segurança, lançado pelo governo de Goiás, em abril deste ano

Em apenas dois meses o número de roubos contra usuários do transporte coletivo apresentou redução de 68,09%, em Goiânia, enquanto furtos recuaram 43,64%. A comparação é de 19 de abril a 17 de junho de 2018, com igual período do ano passado. A queda da criminalidade é resultado da implantação do Batalhão de Terminal e do Viagem Mais Segura. As duas medidas fazem parte do programa Mais Segurança, lançado pelo Governo de Goiás, em abril deste ano.

Recentemente, o programa foi ampliado para os terminais de Aparecida de Goiânia. Na comparação de 19 de abril a 17 de junho deste ano com igual período de 2017, o número de roubos contra usuários do transporte coletivo caiu 46,15%, ao passo que furtos retrocederam 36,67% nos terminais de ônibus da cidade. A ideia é levar o Batalhão de Terminal para outros municípios.

“Nós tínhamos índices levantados por pesquisa, onde 73% da população entendia que o maior problema do Estado de Goiás era segurança pública”, afirma o governador José Eliton. Na última pesquisa que avaliou a mesma matéria, o tema segurança pública entrou como a 4ª maior preocupação dos goianos, com 17%.

“O cidadão consegue enxergar os esforços que foram feitos, desde o aumento do efetivo policial, passando pela organização das frotas das polícias, a modernização dos equipamentos de proteção individual, armamento, as ações estratégicas que foram desenvolvidas, investimentos na área de inteligência”, enfatiza José Eliton.

O governador explicou que o Tesouro Estadual consumiu “12,3% do orçamento do ano passado, R$ 3,4 bilhões”, com investimentos em segurança pública, “um dos maiores gastos do País, proporcionalmente”. Reconheceu que ainda “temos problemas” e que “ninguém tapa o sol com a peneira”, mas que o governo vem trabalhando diuturnamente para garantir mais segurança à população. “Esse é o nosso objetivo, dar segurança a toda a população, isso é Goiás avançando sem parar”, sintetizou o governador.

Batalhão de Terminal

O Batalhão de Terminal e o Viagem Mais Segura fazem parte de um pacote de medidas anunciado pelo governador José Eliton, por meio do programa Mais Segurança, que visa garantir a tranquilidade de quem utiliza o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.

No interior dos terminais, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), a Polícia Civil investiga crimes cometidos contra usuários do transporte coletivo, mapeia agressores ou grupos criminosos que atuam nesses locais, também com a instalação de câmeras de vigilância. O objetivo é reforçar a interação entre polícia e comunidade.

Também faz parte do programa Mais Segurança a promoção de 500 policiais, a nomeação de aprovados em concurso público e a realização de certames para contratação de 100 delegados e modernização de procedimentos.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.