Plano de Ação de Desenvolvimento é apresentado aos prefeitos goianos

Estratégia vai nortear ações da SED até o dia 31 de dezembro de 2018

Foto: Wagnas Cabral

Foto: Wagnas Cabral

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton (PP), apresentou, nesta terça-feira (14), detalhes do “Plano de Ação de Desenvolvimento Integral – Goiás um passo adiante” a prefeitos reunidos em Goiânia para o Seminário de Integração Governo – Municípios.

De acordo com José Eliton, o plano contém 124 programas – alguns dos quais já em execução e outros a serem implementados a partir de agora – e vai nortear as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) até 31 de dezembro de 2018.

Ao apresentar o plano estratégico,  o secretário destacou que o planejamento da SED  foi traçado tendo como princípio norteador as ações do plano de governo. “Não poderia ser diferente porque o norte é aquilo que foi apresentado à sociedade e que a sociedade escolheu livremente nas urnas em outubro do ano passado”, disse.

O plano envolve todas as instâncias da Secretaria, incluindo as respectivas superintendências e os órgãos jurisdicionados, como a Goiás Industrial, Goiás Fomento, Goiás Turismo, UEG, Juceg, Fapeg, Emater, Agrodefesa e Ceasa.

Em função do tempo limitado, o secretário fez destaques das principais ações elencadas no documento distribuído aos prefeitos e demais líderes municipais. Algumas ações, segundo ele, têm interação direta com os municípios; outras demandarão parcerias futuras.

Ele ressaltou ainda o programa “Minha Primeira Empresa”, para o qual a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já alocou, para este ano, R$ 2,3 milhões e, graças a parceria com o Sebrae-GO, recebeu outros R$ 2,3 milhões para a abertura de pequenas empresas no estado, em parceria com a Associação de Jovens Empreendedores (AJE).

Outros destaques feitos por José Eliton foram em relação à política estadual de agricultura familiar, e ao projeto de regularização fundiária, que beneficiará milhares de goianos. Ao final, ele também solicitou aos prefeitos que procurassem os parlamentares para discutirem com eles condições para emendas com a finalidade de dar andamento às obras nas suas áreas de representação.

Seminário de integração

O Seminário de Integração Governo – Municípios, realizado nesta terça-feira no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, foi promovido pelo governo do Estado e organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).

O seminário, que teve por objetivo apresentar a estrutura das diferentes secretarias de Estado após a reforma administrativa, suas principais atribuições e programas, foi aberto pelo governador Marconi Perillo (PSDB), que destacou a importância da parceria com os municípios para a superação das dificuldades produzidas pela crise financeira que o País enfrenta.

O seminário incluiu painéis apresentados também por outros secretários. Depois do vice-governador, falaram aos prefeitos os secretários de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha; da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa; de Governo, Henrique Tibúrcio; da Casa Civil, José Carlos Siqueira; da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Joaquim Mesquita; da Saúde, Leonardo Vilela; da Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira; e da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho, Lêda Borges.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

PEDRO

RESUMINDO O ESTADO ESTA QUEBRADO E NÃO TEM COMO FAZER NADA PARA OS MUNICIPIOS ESTE ANO.